top of page
Foto do escritorBerenice Cunha Wilke

PREVALÊNCIA DO TEA

Atualizado: 18 de abr. de 2024

A Prevalência do autismo nos USA vem aumentando ano a ano. Ela é calculada pelo número de crianças autistas de 8 anos diagnosticados a cada ano em relação ao número de crianças totais da mesma idade. Em 2000 havia uma criança autista a cada 250 crianças. Em 2020 no site do CDC (Centro de Controle de Doenças – USA) esse número aumentou para 1 criança a cada 54. O autismo é mais frequente entre os meninos.


Para cada menina temos 4,3 meninos diagnosticados. No Brasil não sabemos ao certo qual a prevalência, mas ela certamente vem aumentando também de forma assustadora.


As causas do autismo ainda não são conhecidas. Existem causas genéticas, mas que sozinhas não poderiam explicar esse o aumento impressionante do número de casos. As teorias mais modernas acreditam que o autismo seja causado por uma combinação de fatores que associados: genética, fatores ambientais como poluentes, agrotóxicos, medicamentos, metais tóxicos, desequilíbrios da imunidade, hiperpermeabilidade intestinal, alteração da microbiota, neuroinflamação e alterações metabólicas.


As causas do autismo são muitas e os tratamentos são portanto, individualizados, levando em conta as características físicas, comportamentais e metabólicas de cada criança.





Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.






43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

AUTISMO - DSM5

bottom of page