Alimentação saudável é um dos temas mais pesquisados na atualidade. O que comer para melhora da saúde física e emocional e fornecer ao organismo todos os nutrientes necessários para cada fase da vida? A alimentação saudável é aquela que auxilia o organismo a prevenir doenças e minimizar o efeito de diversas patologias?
Não existe uma alimentação saudável que seja universal. Ela depende de cada pessoa, de suas características metabólicas, genéticas, atividades e fases do desenvolvimento.
Entretanto, dois pontos são muito relevantes. O primeiro ponto de uma alimentação saudável são os alimentos naturais frescos, variados e coloridos, processados em casa de forma a evitar produtos industrializados.
Michael Pollan, jornalista e grande defensor da alimentação natural, foi o autor da famosa frase: “Não coma nada que sua avó não reconhecesse como comida”. Retire da sua alimentação produtos alimentícios que contenham ingredientes: desconhecidos, impronunciáveis, que passem de 5 ou que contenham xarope de milho de alto teor de frutose.
Um segundo aspecto é oferecer ao microbioma intestinal (flora intestinal) fibras em quantidade suficiente, alimentos fermentados, Keffir e Kombucha que são ricos em bactérias saudáveis para incentivar tanto o número de bactérias benéficas quanto a diversidade do microbioma gastro intestinal.
Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.