top of page
Foto do escritorBerenice Cunha Wilke

5 FORMAS DE MELHORAR SEU MICROBIOMA SEGUNDO O "HUMAN MICROBIOME PROJECT".

Atualizado: 21 de mar.


Fazendo parte do projeto americano para a melhora da nutrição humana e por um microbioma mais saudável, o "Human Microbiome Project" recomenda 5 medidas para melhora do seu microbioma:


1. Evite o uso de Antibióticos. O uso excessivo de antibióticos está aumentando a resistência a antibióticos entre micróbios a um ritmo alarmante. A criança e adolescentes médios no mundo desenvolvido provavelmente receberão de 10 a 20 tratamentos de antibióticos antes de completar 18 anos. Isso, associado ao uso de antibióticos nos animais de corte (e, portanto, na nossa alimentação), pode estar modificando nossos micróbios intestinais e possivelmente contribuindo para a doença metabólica da obesidade.

Também está bem documentado que, após um curso de antibióticos de amplo espectro, pode levar semanas, meses ou até anos para sua comunidade microbiana intestinal se recuperar. Durante esse período de desequilíbrio, patógenos oportunistas podem se estabelecer, ou pior, causar doenças. Embora os antibióticos sejam claramente necessários provavelmente na maioria dos casos, questione mais sobre sua necessidade antes de tomá-los.

2. Abra uma janela. Em 99,99% da história humana, o exterior sempre fez parte do interior. Em nenhum momento do dia éramos realmente separados da natureza. Hoje, uma Pesquisa Nacional feita nos USA descobriu que os humanos modernos passam 90% de suas vidas em ambientes fechados - edifícios e veículos fechados, o que mudou o microbioma da nossa casa. Estudos mostram que talvez abrir uma janela e aumentar o fluxo de ar natural melhore a diversidade e a saúde dos micróbios em sua casa, que por sua vez beneficiam seus habitantes. Em um futuro não tão distante, os códigos de construção provavelmente refletirão os benefícios biológicos de reavivar nossa vida e espaços de trabalho.

Abrir janelas não é demais para começar.

3. Adote uma perspectiva ecológica. Familiarize-se com os escritos de Aldo Leopold, John Muir e outros naturalistas e ecologistas importantes e interessantes, do passado e do presente. O superorganismo humano-microbiano é um vasto sistema ecológico, sujeito às mesmas regras de resistência, resiliência e equilíbrio que qualquer ecossistema do planeta. Quanto mais cedo você aprender a cuidar do seu jardim microbiano, mais cedo entenderá como a ecologia humana e sua saúde nada mais são do que entender nossa história e lugar na grande biosfera.

4. Coma mais plantas. Isso não é difícil e não quero dizer para 'desistir de comer carne', mas para que você coma uma maior diversidade e quantidade de plantas inteiras. Na minha opinião essa é a estratégia alimentar mais importante para melhorar a diversidade e a saúde do seu microbioma intestinal. Em suma, seus micróbios intestinais prosperam em uma diversidade de substratos fermentáveis (também conhecidos como fibra alimentar). Mas como nem toda fibra tem a mesma composição, consumir uma diversidade de plantas inteiras garantirá um fluxo constante de substratos para os micróbios residentes. Além disso, certifique-se de comer a planta inteira e não apenas as partes macias e saborosas. Consuma todo o aspargo, não apenas a ponta. Consuma o tronco dos brócolis, não apenas a coroa. Consuma todo o alho-poró, não apenas a parte inferior. Ao fazer isso, você garantirá que as fibras não digeridas da sua alimentação manterão o seu microbioma intestinal alimentado. Além disso, varie muito as espécies de plantas que você come durante a semana.


5. Suje as mãos de terra, comece um jardim. Sujar as mãos e cobrir mais do seu corpo (e da comida) com o cobertor da mãe natureza ajudará você se conectar novamente ao mundo natural e reconquistar seu sistema imunológico com os trilhões de microorganismos das plantas e do solo.

À medida do que as pessoas passam da pobreza para a classe média elas também mudam das realidades sombrias da nossa vida ancestral para a promessa do desenvolvimento moderno, com seus produtos triplamente lavados e um ambiente completamente limpo. A reconexão com os ecossistemas, através da jardinagem ou de outros meios "externos", permitirá que você melhore seu próprio ecossistema interno. Não há realmente nenhuma maneira melhor.




Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.




Para saber mais:


50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page