top of page
Foto do escritorBerenice Cunha Wilke

5 PASSOS PARA UMA DIETA MAIS SAUDÁVEL.

Atualizado: 15 de abr.

1 - LIVRE-SE DOS PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS – COMA COMIDA


Quando comemos produtos industrializados ficamos expostos a uma gama enorme de substâncias tóxicas, disfarçadas com nomes enormes ou siglas, das quais não conhecemos exatamente quais os efeitos colaterais que apresentam.


São os aditivos, corantes, acidulantes, espessantes, emulsificantes, estabilizantes, aromatizantes, edulcorantes, flavorizantes, conservantes, regulador de acidez e umectante. Esses produtos adicionados aos alimentos não podem ser considerados como comida.


No Brasil, a Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - autoriza a utilização de cerca de 350 aditivos diferentes nos alimentos. Segundo a própria ANVISA esses aditivos químicos podem apresentar riscos de toxicidade ao organismo humano.


Essas substâncias não foram submetidas a estudos exaustivos sobre seus efeitos nocivos a nossa saúde antes de serem liberadas para consumo. Nosso corpo não tem vias metabólicas aonde a maioria dessas substâncias possam contribuir com a nossa saúde, muito pelo contrário, a maioria dessas substâncias pode ser potencialmente tóxica.

Alguns ingredientes como a frutose que tem um ar inocente, na forma de xarope adicionados aos alimentos industrializados, são uma das principais causas de esteatose hepática nos USA.

Outro problema dos alimentos processados são que eles associam componentes como açúcar, gordura e sal em proporções não encontradas na natureza, mas que agradam os sentidos, e nos fazem comer uma quantidade maior do que a necessária para nosso metabolismo. Eles são mais gostosos e ao mesmo tempo saciam menos a nossa fome.

2 - COMA MUITOS LEGUMES E VERDURAS VARIADOS, SOBRETUDO FOLHAS


Os legumes e verduras são alimentos ricos em vitaminas, minerais, anti oxidantes, ômega 3 e fibras que são essenciais ao bom funcionamento do corpo. Um prato colorido contém uma gama maior de nutrientes.


Em todas as teorias nutricionais o poder benéfico das folhas é um consenso.


Além disso, as fibras nutrem nosso microbioma com grande melhora da nossa saúde física e mental.

3 - COMA FRUTAS FRESCAS COM MODERAÇÃO DIARIAMENTE


As frutas são alimentos muito saudáveis e ricos em nutrientes. Em dietas de baixo carboidrato as frutas tropicais, pelo seu teor maior de carboidratos, precisam ter seu uso limitado.


Na grande maioria dos estudos científicos as frutas, legumes e verduras frescas foram associados a melhor saúde.

4 - COMA SEMPRE PRODUTOS INTEGRAIS


Os alimentos feitos com farinha e açúcar branco são associados, nos estudos científicos, ao maior risco de diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e a outras doenças crônicas.

5 - REFIRA ALIMENTOS ORGÂNICOS E SEM ANTIBIÓTICOS, SEMPRE QUE POSSÍVEL.


Os agrotóxicos têm sido associados a inúmeras doenças como câncer, autismo, alergias e doenças neurológicas como a síndrome de Parkinson. Grande parte desses produtos são interferentes endócrinos afetando a produção de hormônios e afetando o metabolismo do corpo.


O antibiótico encontrado nas carnes – felizmente atualmente podemos encontrar carne de vaca e frango sem antibióticos – são um dos responsáveis pelos desequilíbrios da microbiota do intestino que atualmente é considerada um dos pilares da saúde.






Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.






22 visualizações0 comentário

תגובות


bottom of page