top of page
Foto do escritorBerenice Cunha Wilke

5HTT - SNPs DO TRANSPORTADOR DE SEROTONINA E FELICIDADE.

Atualizado: 14 de abr. de 2024

Existem vários fatores que interferem na felicidade e bem estar: estilo de vida, genética, metabolismo, microbioma intestinal entre outros.

A serotonina é um neurotransmissor conhecido pelo seu papel na felicidade. Para que ela tenha uma função adequada precisa ser levada aos locais aonde atua pela proteína transportadora de serotonina (5HTT), cujo comprometimento tem sido implicado na suscetibilidade a muitos transtornos psiquiátricos, incluindo a depressão e a ansiedade.

O gene 5-HTT codifica o transportador da serotonina dentro dos neurônios. A versão mais “longa” do gene leva à formação de mais transportadores da substância, enquanto o oposto ocorre com a versão mais “curta”, que participa na síntese de menos transmissores.


No código genético humano, as possíveis combinações genéticas para o tranportador da serotonina são “longo-longo” (muitos transportadores de serotonina), “longo-curto” (número médio de transportadores) ou “curto-curto” (poucos transportadores). Cada elemento dos pares vem da mãe ou do pai.


Em um estudo interessante os cientistas perguntaram a mais de 2.500 pessoas dos USA, de cerca de 30 anos, sobre o quanto se sentiam satisfeitas com a vida e analisaram os genes relacionados ao tamanho do transportador de serotonina.


Os pesquisadores descobriram que 69% das pessoas que tinham duas cópias do gene “longo” sentiam-se de bem com a vida, sendo que destas 34% se diziam satisfeitas e 35% muito satisfeitas com a vida.


Contudo, para aqueles que não tinham nenhuma cópia da versão “longa” (portadores do par “curto-curto”), a sensação de felicidade com a vida era bem menor. Apenas 19% das pessoas se diziam muito satisfeitas e a mesma proporção se considerou satisfeita com a vida.


Embora o bem-estar não seja determinado por um único fator, o transportador da serotonina exerce um efeito na felicidade.


É importante enfatizar que não existe um único 'gene da felicidade'. Em vez disso, é provável que exista um conjunto de genes cuja expressão, em combinação com fatores ambientais, estilo de vida, alimentação e microbioma influenciem o bem-estar subjetivo.







Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.




Para saber mais:

Functional polymorphism (5-HTTLPR) in the serotonin transporter gene is associated with subjective well-being: evidence from a US nationally representative sample.

Jan-Emmanuel De Neve. Journal of Human Genetics volume 56, pages456–459(2011)


318 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page