A inatividade física é um dos principais problemas de saúde pública em todo o mundo, contribuindo para cerca de 3,2 milhões de mortes e impondo US$ 54 bilhões em custos diretos de saúde anualmente.
O número de passos diários podem ser considerados uma medida simples e válida da atividade física e, muitos estudos investigaram a associação dos passos diários com os problemas de saúde, incluindo doenças cardiovasculares e demência e diminuição da mortalidade.
Quantos passos por dia podem contribuir com a melhora da saúde?
Visando responder essa questão, um estudo recente publicado em março de 2023, realizado nos USA avaliou mais de 3000 participantes, por 10 anos, para encontrar a menor quantidade de passos que precisam ser dados ao longo da semana, para maiores benefícios à saúde.
Esse estudo concluiu que dar 8.000 passos (6400 km) 1 ou 2 vezes na semana está associado a um risco reduzido de 14% na mortalidade por todas as causas em 10 anos em comparação com aqueles que deram menos passos do que isso.
O melhor resultado na redução da mortalidade foi obtido por aqueles que caminharam 8.000 passos 3 vezes na semana.
Acima de 3 vezes na semana não houve um benefício na redução da mortalidade.
Os resultados desse estudo sugerem que, para aqueles indivíduos que enfrentam dificuldades em se exercitar regularmente (por exemplo, devido a obrigações de trabalho e/ou familiares), dar 8.000 passos 2 vezes na semana já traz uma melhora significativa na saúde.
Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.
Para saber mais:
Kosuke Inoue1, Yusuke Tsugawa et all,
JAMA Netw Open. 2023 Mar 1;6(3):e235174
Kommentarer