A inatividade física pode aumentar o risco de diversas doenças, incluindo as demências
Não se exercitar o suficiente pode aumentar o risco das demências em até 8%, de acordo com um novo estudo publicado segunda-feira no British Journal of Sports Medicine, que analisou os dados de 168 países.
Globalmente, 7,2% e 7,6% das mortes por todas as causas e doenças cardiovasculares, respectivamente, são atribuíveis à inatividade física.
A inatividade física é definida como "não fazer pelo menos 150 minutos de intensidade moderada - ou seja, cerca de 20 minutos ao dia-, ou 75 minutos de atividade física de intensidade vigorosa por semana ou qualquer combinação equivalente dos dois", de acordo com o relatório.
Se você não fizer exercícios suficientes, sua chance de ter hipertensão pode aumentar em 1,6% e a demência pode aumentar em 8,1%, descobriram os pesquisadores.
O estudo também observou os níveis de renda de cada município (classificado como baixo, médio ou alto) e constatou que, à medida que a renda aumenta, também aumenta a inatividade física.
Isso pode ser atribuído ao aumento nas amenidades a que as pessoas têm acesso, disse o autor do estudo Peter Katzmarzyk, professor e diretor executivo associado de ciências populacionais e de saúde pública no Pennington Biomedical Research Center da Louisiana State University em Baton Rouge.
“O acesso aos veículos aumenta, o transporte ativo diminui e o acesso e o uso de dispositivos aumentam”, disse Katzmarzyk.
As pessoas estão mais propensas a usar veículos para transporte em vez de caminhar ou andar de bicicleta, disse Fiona Bull, chefe da unidade de atividade física da Organização Mundial de Saúde, que não participou do estudo.
MANEIRAS DE AUMENTAR A ATIVIDADE FÍSICA
Manter-se ativo é importante para manter seu corpo funcionando na capacidade ideal, disse Dana Santas, contribuidora de fitness da CNN. Ela comparou longos períodos de inatividade física a um carro parado durante meses e depois não consegue dar partida.
"Assim como aquele carro, seu corpo precisa de manutenção, o que inclui acelerar regularmente o motor", disse Santas, que é treinador de mobilidade em esportes profissionais e autor de best-sellers.
Para aumentar seu nível de atividade física, Santas recomendou ser fisicamente ativo por 10 a 15 minutos por dia para começar.
Algumas pessoas acham que precisam se exercitar por uma hora, disse ela, mas se exercitar apenas 11 minutos por dia pode aumentar sua expectativa de vida.
Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.
Para saber mais:
Peter T Katzmarzyk et all.
Br J Sports Med 2021;0:1–7.
Comments