A obesidade é uma doença crônica de difícil tratamento.
Muitas pessoas acreditam que para diminuir o peso é muito simples, basta uma alimentação saudável acompanhada de muita atividade física. Isso leva a crer que as pessoas obesas são gulosas e preguiçosas, o que não é verdade e aumenta o estigma que a pessoa obesa carrega. E, imaginar uma solução tão simplista para resolver o aumento de peso pode impedir que as pessoas que necessitam perder peso procurem um tratamento mais adequado.
A obesidade é uma doença multifatorial, de causa genética e que, na maioria das vezes, é desencadeada por uma alimentação desequilibrada que causa uma série de reações metabólicas, endocrinológicas e cerebrais que dificultam ainda mais a perda de peso e perpetuam a obesidade.
Na maioria das vezes, sem o tratamento e acompanhamento adequado, o que acontece é uma perda de peso, seguida de um ganho de peso em um efeito sanfona aonde o resultado é um peso crescente que causa uma frustração imensa, o que pode causar problemas emocionais que passam a agravar ainda mais o ganho de peso.
Se a obesidade fosse um problema simples, o número de pessoas com aumento de peso não estaria aumentando a cada ano, a ponto da obesidade ter se tornado uma epidemia global.
Como toda doença, o aumento de peso necessita de um tratamento médico prolongado. Felizmente, a medicina vem oferecendo cada vez mais opções de tratamento para a obesidade.
Para saber mais: Cheguei ao peso que desejava. E agora? Post 22.
Comentários