top of page
  • Foto do escritorBerenice Cunha Wilke

ALTAS HABILIDADES NO TDHA

Atualizado: 26 de mai.

Crianças com altas habilidades ou superdotadas são aquelas que demonstram capacidade ou potencial avançado em uma ou mais áreas específicas quando comparadas a outras pessoas da mesma idade, experiência ou ambiente. Esses indivíduos superdotados se destacam pela capacidade de pensar, raciocinar e julgar sendo necessário que recebam serviços e apoio educacional especial para poderem desenvolver plenamente seu potencial e talentos.


Não é incomum que essas crianças procurem atendimento médico justamente por estarem apresentando dificuldades escolares. Isso acontece porque embora elas apresentem uma capacidade cognitiva acima da média, elas podem apresentar um desequilíbrio entre o maior desenvolvimento cognitivo e a menor maturidade emocional e/ou menor desenvolvimento da motricidade. Além disso, as crianças superdotadas podem facilmente ficar entediadas com as atividades de sala de aula normalmente propostas às crianças da sua idade, ou serem absorvidas pela sua imaginação e ideias originais.


TDHA

O TDHA é um dos distúrbios neurocomportamentais mais comuns da infância e pode afetar profundamente o desempenho acadêmico, o bem-estar e as interações sociais das crianças. Ele afeta globalmente 5% a 7,2% dos jovens e 2,5% a 6,7% dos adultos. 


Dupla excepcionalidade

Algumas crianças superdotadas intelectualmente podem enfrentar dificuldades comportamentais e acadêmicas por apresentarem concomitantemente o transtorno de déficit de atenção e/ou hiperatividade (TDHA), autismo, dislexia, discalculia, distúrbio do processamento auditivo central, ou outras comorbidades. Essas crianças são consideradas 2 vezes excepcionais, pois além das altas habilidades possuem também outra comorbidade excepcional.


Um estudo recente, publicado em 2021 na Holanda, avaliou cerca de 300 crianças superdotadas e com baixo desempenho acadêmico. Esse estudo mostrou que mais de 50% dessas crianças atendiam aos critérios de triagem TDHA com base em relatórios de professores e, quase 1 em cada 3 superdotados, com baixo desempenho acadêmico, atendia aos critérios de triagem para TDHA com base em relatos dos pais.


Um estudo Italiano de 2023, avaliou cerca de 1.000 crianças com TDHA. O resultado do estudo mostrou:

  • 82 crianças - 8,6% - apresentavam dupla excepcionalidade;

  • A superdotação intelectual é mais comum entre crianças com TDHA do que entre crianças com desenvolvimento típico;

  • Os dados do estudo sugerem que crianças superdotadas e que apresentam o TDHA são mais capazes de controlar sua hiperatividade do que sua desatenção;


Crianças superdotadas podem usar seus pontos fortes para compensar necessidades especiais e, no processo, mascarar seus problemas de aprendizagem. Ou, as necessidades especiais podem mascarar a superdotação. Em alguns casos, nem a deficiência nem a superdotação são reconhecidas.


Avaliação neuropsicológica


As crianças com altas habilidades podem ser diagnosticadas erroneamente como tendo TDHA. Os sintomas das 2 condições muitas vezes se confundem, tornando o diagnóstico diferencial entre ambas muito difícil.



A análise do perfil intelectual das crianças com dificuldade escolar, diagnosticadas com TDHA, é de extrema importância, pois pode ajudar a identificar e apoiar crianças que não só têm TDHA, mas também são intelectualmente dotadas. Isto tem implicações educativas importantes, uma vez que os professores devem adotar uma abordagem personalizada para essas crianças, tirando partido dos seus pontos fortes (por exemplo, convidando-as a ajudar outras crianças, assumindo responsabilidades específicas, concentrando-se nos seus interesses), e também considerando os seus pontos fracos (por exemplo, sugerindo estratégias para gerir os déficits de memória de trabalho e velocidade de processamento, reconhecendo dificuldades acadêmicas.


Quando essas crianças com dupla excepcionalidade não tem seus talentos e as deficiências identificados, podem sofrer consequências emocionais e comportamentais. Sem o suporte necessário, realizado por uma equipe multidisciplinar que atenda suas necessidades, elas podem passar a apresentar ansiedade , depressão , falta de autoestima e desregulação emocional , levando ao agravamento dos problemas comportamentais e a maior dificuldade escolar.


Veja também





Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.





Para saber mais:

Despature I, Galiana A.Dev Neuropsychol. 2023 Oct 3;48(7):347-360.




Cadenas M, Hartman C, Faraone S, Antshel K, Borges Á, Hoogeveen L, Rommelse N.J Neurodev Disord. 2020 Feb 10;12(1):6.


Author links open overlay panelCesare Cornoldi a, David Giofrè b, Enrico Toffalini.

Intelligence; Volume 97, March–April 2023, 101736


Öğütlü H, Esin İS, Erdem HB, Tatar A, Dursun OB.

Psychiatr Danub. 2020 Summer;32(2):168-175.



Wolraich ML, Hagan JF Jr, Allan C, Chan E, Davison D, Earls M, Evans SW, Flinn SK, Froehlich T, Frost J, Holbrook JR, Lehmann CU, Lessin HR, Okechukwu K, Pierce KL, Winner JD, Zurhellen W; SUBCOMMITTEE ON CHILDREN AND ADOLESCENTS WITH ATTENTION-DEFICIT/HYPERACTIVE DISORDER.Pediatrics. 2019 Oct;144(4):e20192528.

154 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page