top of page
Foto do escritorBerenice Cunha Wilke

GENE DLG2 - ALTERAÇÕES GENÉTICAS

Atualizado: 20 de set. de 2024

O gene DGL2 atua na formação das sinapses. As alterações na função das sinapses são associadas a diversos distúrbios do neurodesenvolvimento.


As variações do número de cópias dos genes (CNVs) são avaliadas pelo exame microarray genômico. As CNVs envolvendo o gene DLG2 foram primeiro associadas à esquizofrenia e, subsequentemente, a distúrbios do neurodesenvolvimento, incluindo TEA, deficiência intelectual e transtorno bipolar.


As principais características encontradas nas variações do número de cópias do gene DLG2 em estudos recentes são:

  • Deficiência Intelectual,

  • TDAH,

  • TEA e traços autísticos,

  • Dispraxia verbal e motora, falta de jeito e lentidão na função executiva,

  • Alteração da coordenação motora,

  • Distúrbio de linguagem receptivo-expressiva,

  • Epilepsia focal (menos frequente),

  • Anomalias no EEG.

Uma característica quase constante dos distúrbios do neurodesenvolvimento associados ao DLG2 são os quadros neuropsiquiátricos complexos caracterizados pela concomitância de diferentes transtornos como, por exemplo, TEA e TDHA associados.


Distúrbios psiquiátricos, como transtorno de humor, transtorno de ansiedade, transtorno obsessivo compulsivo, transtorno opositivo-desafiador e compulsão alimentar também foram descritos associados ao DLG2.

Passando de aspectos neuropsiquiátricos para físicos, foram descritas alterações de crescimento pré-natal e pós-natal, sobrepeso e obesidade, dismorfismos faciais, anomalias cardíacas e anomalias endocrinológicas.





Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.


Para acompanhar pesquisas em andamento:




Para saber mais:


Reggiani C, et all.

Genome Med. 2017 Jul 19;9(1):67.


Bertini V, Milone R, Cristofani P, Cambi F, Bosetti C, Barbieri F, Bertelloni S, Cioni G, Valetto A, Battini R.

Genes (Basel). 2022 May 12;13(5):859.



Neuropsicofarmacologia,.2022 junho;47(7):1367-1378.


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

AUTISMO - DSM5

コメント


bottom of page