Desde o início da pandemia os casos de ansiedade, depressão e insônia vem aumentando muito e várias doenças psiquiátricas começaram aflorar.
Temos um inimigo invisível, sem rosto, que pode estar em qualquer lugar - no ar, nos objetos, nas pessoas - disparando o gatilho invisível do estresse e gerando medo e uma forte dor emocional a todo instante, modificando completamente nossa vida e o mundo ao nosso redor, gerando um impacto psicológico.
Houve uma mudança na vida de todos, famílias inteiras em casa convivendo de forma praticamente ininterrupta, pais sobrecarregados com suas atividades profissionais, domésticas e o cuidado com os filhos. Pessoas completamente sozinhas em suas casas, privados de sua vida social habitual, pelo receio do contágio em todas as atividades feitas fora de casa.
Pais com falta dos filhos, avós com falta dos netos, filhos com a falta dos pais, todos com a falta dos amigos e da vida social propiciada pelas atividades cotidianas: falta do bom dia que desejamos a todas as pessoas que fazem parte do nosso dia a dia. Para agravar, o grande número de mortes a nossa volta.
Pessoas queridas, pais, amigos, filhos, vizinhos, ou simplesmente mais um desconhecido que morre dessa doença que nos deixa completamente vulneráveis.
Uma luz no fim do túnel, para oferecer alguma perspectiva de volta ao normal, ainda muito distante.
Em muitos casos, o tratamento com fitoterápicos, medicamentos, produtos naturais e psicoterapia podem ser necessários para aliviar esse sofrimento.
Para saber mais:
Prevalence of depression, anxiety, and insomnia among healthcare workers during the COVID-19 pandemic: A systematic review and meta-analysis.
Pappa S, Ntella V, Giannakas T, Giannakoulis VG, Papoutsi E, Katsaounou P.
Brain Behav Immun. 2020 Aug;88:901-907.
Comments