Um dia a pessoa se olha no espelho e pergunta: como foi que meu corpo mudou tanto? Eu nunca tive um peso tão alto antes. Eu tinha um peso tão bom, mas os anos se passaram e meu peso foi subindo paulatinamente e hoje é visivelmente maior do que eu gostaria. O que aconteceu? Passei muito estresse, trabalhei muito, tive pouco tempo para mim, menos academia ou caminhadas do que eu gostaria e uma alimentação com mais variedade e quantidade do que meu corpo precisa.
E agora, como fazer para melhorar?
A resposta comum é: coma menos e se exercite mais. Mas, será mesmo que esse é o caminho? A resposta não é única. Se fosse um problema simples assim a indústria farmacêutica já teria criado uma solução e a obesidade não estaria ocorrendo no mundo em níveis epidêmicos. O que ocorre é que múltiplos fatores diferentes atuam juntos e em cada pessoa se manifestam de forma diferente. Cada pessoa responde à alimentação, atividade física e estresse e dificuldades emocionais de forma diferente.
Por isso, vou começar a postar uma sequência de artigos explicando a importância dos diversos fatores e o que fazer para melhorar: Epidemia de obesidade, Microbiota, Atividade Física, Alterações metabólicas, Alimentação, Gerenciamento do estresse e outros.
Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.
Comments