Brincar com as crianças é sempre bom!
As brincadeiras auxiliam no desenvolvimento dos sentidos: visual, olfativa, gustativa (paladar) e tato. Elas podem ser realizadas no dia a dia com materiais simples e fáceis de serem encontrados.
A primeira infância é a fase na qual se registra grande neuroplasticidade e as mudanças neuropsicomotoras contribuem para um melhor desenvolvimento infantil.
O desenvolvimento sensorial da criança acontece principalmente até os sete anos de idade.
Nesse período o cérebro do bebê constrói as conexões entre os neurônios - sinapses - que servem para transmitir e armazenar informações. O cérebro de um recém-nascido chega a criar de 2 a 3 milhões de sinapses por segundo.
A estimulação pelo tato, a visão, a audição, o olfato e o paladar ativam os neurônios que são os maiores responsáveis pela formação dessas conexões. A partir desse desenvolvimento as crianças adquirem habilidades muito importantes de aprendizagem, como a coordenação motora, interação social, criatividade, equilíbrio, memória, entre outras.
Na foto uma mistura de maisena com água de beterraba para deixar a cor vermelha. Poderia ter sido feita com água de espinafre para termos a coloração verde. A criança sente a textura da maisena e as modificações dessa textura ao acrescentarmos a água colorida.
As brincadeiras sensoriais realizadas em casa permitem que as crianças fiquem mais confortáveis com o mundo que as cerca, e além disso, reforçam o vínculo afetivo entre pais, avós e filhos. Quando a estimulação sensorial acontece em uma atmosfera alegre e relaxada, isso contribui para que a criança desenvolva uma relação positiva com o próprio corpo, o que por sua vez a encoraja a ser mais sociável e interativa.
Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.
Comments