top of page
Foto do escritorBerenice Cunha Wilke

CARNES PROCESSADAS AUMENTAM O RISCO DE DOENÇA CARDIOVASCULAR.

Atualizado: 15 de abr. de 2024

O estudo PURE acompanhou mais de 100 mil indivíduos por mais de uma década para investigar o impacto da modernização, da urbanização e da globalização nos comportamentos de saúde, e como os fatores de risco se desenvolvem e influenciam as doenças crônicas, com diabetes, câncer e doenças cardiovasculares, entre outras, na população mundial.


Nesse braço do estudo PURE foram avaliados os efeitos cardiovasculares da alimentação contendo carne vermelha e carne vermelha processada.


No estudo PURE, durante 9,5 anos de acompanhamento, foram registradas 7.789 mortes e 6.976 eventos cardiovasculares.


A maior ingestão de carne vermelha não processada, em quantidade maior que 250 gramas por semana, comparada a menos de 50 gramas por semana, não foi significativamente associada à mortalidade total ou a doença cardiovascular maior. Da mesma forma, nenhuma associação foi observada entre o consumo de aves e os resultados na saúde cardiovascular.


Entretanto, a maior ingestão de carne processada, em quantidade maior que 150 gramas por semana, comparada a nenhuma ingestão de carne processada por semana, foi associada a maior risco de mortalidade total e de doença cardiovascular.


As carnes processada já foram anteriormente associadas ao aumento da incidência do câncer intestinal.






Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.




Para saber mais:

The American Journal of Clinical Nutrition, nqaa448,31 March 2021.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page