Alimentos fermentados são aqueles que passaram por um processo de fermentação no qual microorganismos, como bactérias, leveduras ou fungos, quebram os carboidratos nos alimentos e produzem ácido láctico ou outros compostos que conferem a eles um sabor e textura distintos.
As cebolas fermentadas são um exemplo de alimento fermentado. Elas são produzidas através do processo de fermentação, no qual as cebolas são submetidas a condições controladas, permitindo que microorganismos benéficos atuem na decomposição dos açúcares presentes nas cebolas.
Os alimentos fermentados, além de deliciosos, são uma excelente fonte de novas bactérias saudáveis para a microbiota intestinal. Além disso, as cebolas são conhecidas por serem ricas em compostos antioxidantes, como flavonoides e compostos sulfurados. A fermentação pode ajudar a liberar e potencializar esses antioxidantes, que são importantes para combater os radicais livres e proteger as células do corpo contra danos oxidativos.
INGREDIENTES
1kg de mini cebolas
500 ml de vinagre de maçã orgânico
500 ml de vinagre (aqui não precisa ser orgânico) para a fervura inicial
500 ml de água
1 colher de sopa de sal para cada litro de solução
1 pitada de açúcar
50 ml de azeite
2 dentes de alho
Pimenta rosa a gosto - opcional
Semente de mostarda a gosto - opcional
Zimbro a gosto - opcional
MODO DE PREPARO
Esterilize em água fervente o recipiente de vidro com tampa que irá usar para deixar a cebola em conserva.
Descasque todas as cebolas e ferva por 3 minutos em uma panela com o vinagre. Em seguida escorra o vinagre e coloque no recipeinte esterilizado. A medida que for colocando as cebolas acrescente os temperos.
Complete o vidro com uma mistura contendo 1/2 de vinagre de maçã orgânico e 1/2 de água filtrada, misturados ao sal.
Guarde em lugar fresco, semiaberto, coberto com um pano de prato. Após cerca de 15 dias experimente para ver se já está pronta. Quando estiver do seu gosto coloque na geladeira.