Cada vez mais popular em todo o mundo, o Colar de Girassol é uma faixa estreita de tecido ou material equivalente, verde, com desenhos de girassóis. Esse colar começou a ser usado na Inglaterra e rapidamente o seu uso se espalhou pelo mundo.
É um instrumento para identificação de pessoas com deficiências ocultas. O objetivo é garantir atendimentos adequados às pessoas com deficiência, sem a necessidade de explicações e justificativas, evitando possíveis constrangimentos.
Ele oferece maior conforto e diminui as situações de estresse para aqueles que, por alguma condição pré-determinada, não suportam situações rotineiras como aglomerações, sons elevados ou mesmo longos períodos de espera”.
O uso é facultativo e não constitui fator condicionante para o gozo de direitos assegurados à pessoa com deficiência.
Em grande parte dos aeroportos, o colar permite que a pessoa com necessidades especiais seja reconhecia e possa se beneficiar de algumas medidas como:
Mais tempo para se preparar para verificações de segurança e embarque,
Poder ficar com os membros da família em todos os momentos,
Instruções claras a seguir,
Explicar em detalhes o que eles podem esperar ao viajar pelo aeroporto,
Acesso ao avião antes das outras pessoas.
Em 17 de julho de 2023, foi promulgada uma nova alteração na Lei Brasileira de Inclusão, colocando o cordão de girassol, como símbolo das “deficiências ocultas”.
Inúmeras pessoas irão se beneficiar deste colar, como no caso do:
Autismo,
Transtorno de Déficit de Atenção (TDA),
Transtornos ligados à demência,
Doença de Crohn,
Colite ulcerosa,
Visão monocular;
Visão subnormal;
Pacientes ostomizados;
Transtornos psiquiátricos, tais como: ansiedade, síndrome do pânico e psicoses;
Síndrome de Tourette.
Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.