Cada um de nós contem comunidades de micro-organismos tão singulares quanto nossas impressões digitais, A análise do microbioma mapeia as bactérias que vivem no intestino e influenciam a sua saúde.
Atualmente a análise da composição do microbioma intestinal pode ser feita através de técnicas modernas de análise do DNA microbiano, o que torna essa análise muito mais completa e fidedigna do que os exames de cultura bacteriana usados até então.
Na análise do microbioma alguns pontos muito importantes para a nossa saúde precisam ser analisados:
O equilíbrio entre as proporções dos principais filos bacterianos encontrados em uma microbiota saudável: Firmicutes e Bacterioidetes;
Diversidade microbiana. A maior diversidade microbiana está associada ao melhor estado de saúde do hospedeiro. A menor diversidade da flora está associada a estados de disbiose intestinal que podem ser resultantes de diversos fatores (ver post 5 e post 12).
Proporção de bactérias benéficas encontradas no microbioma que são consideradas marcadores de uma microbiota intestinal saudável, como por exemplo as bactérias dos gêneros Bifidobacterium sp. e Lactobacillus sp., e as espécies Fecalibacterium prausitzii e Akkermansia muciniphila.
Presença de espécies mais associadas a doenças intestinais: Clostridium difficile, Escherichia coli, Salmonela entérica, Vibrio cholerae, Klebsiella pneumoniae.
O microbioma intestinal desequilibrado está associado a diversos problemas de saúde:
Obesidade,
Diabetes tipo 1 e 2,
Refluxo gastro esofágico,
Gastrite,
Cancer de cólon,
Doença de Chron,
Doença celíaca
Síndrome do intestino irritável,
Cirrose hepática,
Alterações do colesterol e frações,
HIpertensão arterial
Alergias e intolerâncias alimentares,
Doenças auto imunes: Lupus eritematoso, artrite reumatóide, entre outras,
Ansiedade,
Depressão,
Síndrome da fadiga crônica,
Autismo,
Doenças de Parkinson,
Doença de Alzheimer
Conhecer o seu microbioma pode ajudar na prevenção e no tratamento personalizado de diversas doenças e na definição de uma alimentação ajustada sob medida para cada pessoa.
Ao contrário do nosso genoma, que não podemos alterar, o perfil genético do nosso microbioma pode ser modulado para desfrutarmos uma vida mais saudável e mais feliz.
Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.
Comments