A creatina é um composto natural, produzida no nosso organismo a partir dos aminoácidos arginina e glicina. O rim, fígado, pâncreas e cérebro têm as enzimas necessárias para a produção da creatina e fornecem cerca de metade da necessidade diária de creatina do nosso organismo. A quantidade restante de creatina, necessária para manter os níveis normais de creatina nos tecidos, é obtida na dieta principalmente da carne vermelha e dos peixes.
Cerca de 95% da creatina é armazenada no músculo e a quantidade restante é encontrada em outros tecidos, como coração, cérebro e testículos. O corpo decompõe e excreta através dos rins, todos os dias, cerca de 1 a 2% da creatina muscular.
A creatina tem um papel chave na produção de bioenergia (ATP) pelas mitocôndrias. A deficiência de creatina pode prejudicar a produção de bioenergia, principalmente em condições que requeiram um suporte energético maior como ocorre nos exercícios intensos. As necessidades energéticas também estão aumentadas em situações de estresse físico, como ocorre em diversas doenças e no estresse mental.
O cérebro utiliza cerca de 20% da energia produzida pelo organismo. A deficiência de creatina pode afetar o metabolismo cerebral propiciando ou agravando diversas condições.
Estudos de reposição de creatina em idosos observaram:
Melhora cognitiva, da memória e da função executiva;
Melhora do processamento cerebral;
Melhora da disposição física e mental;
Melhora dos estados depressivos;
Melhora da ação de medicamentos, como por exemplo dos antidepressivos
A creatina aumenta a disponibilidade de energia celular apoiando a saúde geral, a boa forma e o bem-estar ao longo da vida.
Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.
Para saber mais:
Kreider RB, Stout JR.
Nutrients. 2021 Jan 29;13(2):447.
Forbes SC, Cordingley DM, Cornish SM, Gualano B, Roschel H, Ostojic SM, Rawson ES, Roy BD, Prokopidis K, Giannos P, Candow DG.Nutrients. 2022 Feb 22;14(5):921
Comments