A incidência de câncer de tireoide em todo o mundo aumentou significativamente nas últimas 3 décadas devido principalmente ao aumento do câncer papilar de tireoide.
As projeções indicam que o câncer da tireoide deverá se tornar o quarto principal tipo de câncer em todo o mundo.
Entre os pacientes nos Estados Unidos diagnosticados com câncer de tireoide de 1974 a 2013, a incidência geral de câncer de tireoide aumentou 3% ao ano, com aumentos na taxa de incidência e na taxa de mortalidade por câncer de tireoide. Embora tenha havido um aumento significativo na detecção precoce do câncer da tireoide pelo aumento dos exames de imagem, esses achados são consistentes com um verdadeiro aumento na ocorrência de câncer de tireoide nos Estados Unidos e não apenas um aumento da detecção precoce.
Os tipos de câncer de tireoide incluem:
Carcinoma papilífero de tireoide. A forma mais comum e menos agressiva do câncer de tireoide. Embora possa ocorrer em qualquer idade é mais comum em pessoas com idades entre 30 e 50 anos.
Carcinoma folicular da tireoide. Geralmente afeta pessoas com mais de 50 anos.
Câncer de tireoide anaplásico. É um tipo raro de câncer de tireoide que cresce rapidamente e é muito difícil de tratar. Geralmente ocorre em adultos com 60 anos ou mais.
Carcinoma medular de tireoide. O câncer medular da tireoide começa nas células da tireoide chamadas células C, que produzem o hormônio calcitonina. Níveis elevados de calcitonina no sangue podem indicar câncer medular de tireoide em um estágio muito inicial.
Outros tipos raros. Outros tipos muito raros de câncer que começam na tireoide incluem o linfoma e o sarcoma de tireoide.
Os fatores que podem aumentar o risco de câncer de tireoide incluem:
Sexo feminino. O câncer de tireoide ocorre mais frequentemente em mulheres do que em homens.
Exposição a altos níveis de radiação. Os tratamentos de radioterapia na cabeça e no pescoço aumentam o risco de câncer de tireoide.
Certas síndromes genéticas hereditárias - câncer de tireoide medular familiar, neoplasia endócrina múltipla, síndrome de Cowden e polipose adenomatosa familiar.
Obesidade
Diabetes
Consumo de Iodo - os estudos associam tanto a falta de iodo como seu excesso com o câncer de tireoide. A deficiência do Iodo está associada ao desenvolvimento das formas mais agressivos do câncer da tireoide
Cigarro.
Nitratos - presentes em diversos alimentos, principalmente em carnes curadas, vários tipos de vegetais e como contaminante da água potável. O nitrato é considerado um fator de risco plausível para câncer de tireoide, pois inibe competitivamente a captação de iodeto pela tireoide, afetando potencialmente as funções da tireoide.
Exposição ambiental:
Xenobióticos,
Retardadores de chama,
Agrotóxicos,
Repelentes ou isolantes térmicos,
Ftalatos e Bisfenol A,
Bifenilos Policlorados (PCBs),
Compostos Perfluorados,
Poluição do ar,
Metais: alumínio, níquel, cádmio, mercúrio e chumbo,
Áreas vulcânicas.
Deficiências nutricionais.
Embora a relação entre alimentos isolados e câncer de tireoide seja difícil de examinar, peixes e alimentos ricos em iodo, vegetais e frutas podem exercer efeitos protetores contra o risco de câncer de tireoide.
Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.
Para saber mais:
Kim J, Gosnell JE, Roman SA.
Nat Rev Endocrinol. 2020 Jan;16(1):17-29.
Evolving Understanding of the Epidemiology of Thyroid Cancer.Seib CD, Sosa JA.Endocrinol Metab Clin North Am. 2019 Mar;48(1):23-35.
Lim H, Devesa SS, Sosa JA, Check D, Kitahara CM.
JAMA. 2017 Apr 4;317(13):1338-1348.
Int J Endocrinol. 2017; 2017: 5308635.
Barrea L, et all.
Crit Rev Food Sci Nutr. 2021;61(1):25-59.
Maria Fiore 1, Gea Oliveri Conti 2, et all
Int J Environ Res Public Health. 2019 Apr 2;16(7):1185.
Comments