top of page
Foto do escritorBerenice Cunha Wilke

DIR FLOORTIME - UMA TERAPIA QUE PROPICIA O DESENVOLVIMENTO DO AUTISTA.

Atualizado: 13 de abr. de 2024


Developmental, Individual Difference, Relationship-based Model ( Desenvolvimento funcional emocional; Diferenças Individuais e Relacionamento) é um modelo terapêutico com base no desenvolvimento, nas diferenças individuais e nas relações interpessoais de pessoas com alguma alteração no desenvolvimento da sociabilidade, dentre elas, o autismo.

,

Esse método foi criado no final da década de 1980, patenteado pelos pesquisadores e aplicado em diversas escolas e instituições nos Estados Unidos e na Europa.

O DIR Floortime é uma intervenção usada para promover o desenvolvimento da pessoa de forma respeitosa, lúdica, alegre e envolvente.


Ele usa o poder dos relacionamentos e das conexões humanas para promover o engajamento, a comunicação, os comportamentos positivos e o pensamento.


O objetivo é ajudar as pessoas a utilizarem suas capacidades, levando em conta a etapa do desenvolvimento em que se encontram e também, como processam as informações que recebem do meio em que vivem, propiciando a formação das competências sociais, emocionais e intelectuais.


O método DIR Floortime foca no indivíduo, criança, adolescente ou adulto, como um ser único, com respeito a sua individualidade e limitações.

É uma forma de sistematizar a brincadeira e proporcionar sua progressão sobre as etapas do desenvolvimento estimulando as capacidades sociais, emocionais e intelectuais.

Nesse método as interações espontâneas que ocorrem durante as brincadeiras propiciam o desenvolvimento, uma vez que a evolução no desenvolvimento é maior quando acontece de forma concomitante a uma atividade prazerosa, potencializando assim a efetividade do tratamento, sendo o terapeuta mediador do brincar, de forma ampla e complexa, como atividade fundamental no desenvolvimento, podendo auxiliar no desenvolvimento e na maior harmonia do ser.


A participação da família é importante devido à relação emocional e ao fato de passarem a maior parte do tempo com a criança. No Floortime (tempo de chão), a família e/ou terapeuta segue os interesses da criança ao mesmo tempo em que a desafia a alcançar maior domínio das capacidades sociais, emocionais e intelectuais.




Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.


210 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

AUTISMO - DSM5

Comments


bottom of page