top of page
Foto do escritorBerenice Cunha Wilke

EFEITOS DO SULFAROFANO NAS DOENÇAS CEREBRAIS

Atualizado: 15 de abr. de 2024

Brócolis, repolho, couve flor, couve de bruxelas e broto de brócolis são alimentos ricos em sulfarofano. Tenha sempre um desses alimentos nas suas refeições porque o sulfarofano apresenta uma ação antioxidante e anti-inflamatória comprovada o que melhora a sua saúde.


O sulfarofano é reconhecido como ativador do Nrf2 e recomendado como complemento para prevenção e / ou tratamento de várias doenças como câncer e insuficiência cardíaca. Atualmente os estudos tem mostrado também seu efeito protetivo nas doenças do sistema nervoso central.


Após uma refeição o sulfarofano dos alimentos é rapidamente absorvido e atravessa facilmente a barreira hematoencefálica alcançando o cérebro aonde seus efeitos inibitórios do estresse oxidativo, da neuroinflamação e da morte neuronal já foram bem documentados.


Vários estudos científicos mostram que previne a progressão da doença de Alzheimer, doença de Parkinson, autismo, esquizofrenia, isquemia cerebral, doença de Huntington, esclerose múltipla, epilepsia, depressão e vários distúrbios psiquiátricos pela via da promoção da neurogênese ou inibição do estresse oxidativo e neuroinflamação.


O sulfarofano também está implicado na reversão da cognição, aprendizado e comprometimento da memória em roedores. Em modelos de neurotoxicidade no rato foi demonstrado que o sulfarofano suprime a neurotoxicidade induzida por uma ampla gama de fatores tóxicos, como peróxido de hidrogênio, proteína priônica, hiperammonemia e metanfetamina.


AUTISMO

Um estudo recente mostrou que a suplementação alimentar de crianças autistas com 150 µmol de sulfarofano por 18 semanas causou melhora nos autistas em relação ao grupo controle na interação social, linguagem e comportamento. Introduzir esses alimentos nas refeições pode auxiliar muito o metabolismo.







Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.



Para saber mais:

Chao Huang. Eur J Pharmacol. 2019 Jun 15; 853: 153-168


Kanwaljit Singh. Proc Natl Acad Sci U S A. 2014 Oct 28; 111(43): 15550–15555.


94 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page