Quando as doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson, começam? A resposta pode ser: na concepção. Tal como acontece com muitas condições relacionadas com a idade, as doenças neurodegenerativas são cada vez mais consideradas como resultado de uma série de insultos e fatores de risco operando de forma diferenciada ao longo da vida, com início pré e pós-natal.
Seguindo uma abordagem teórica de Origens do Desenvolvimento da Saúde e das Doenças, algumas teorias emergentes agora veem a degeneração anormal relacionada à idade como a consequência tardia do desenvolvimento neural interrompido. Milhões de americanos agora entrando na meia-idade e na velhice foram expostos a altos níveis de chumbo, uma neurotoxina, quando crianças.
Evidências de modelos animais e estudos observacionais humanos sugerem que a exposição infantil ao chumbo pode aumentar o risco de doenças neurodegenerativas em adultos, particularmente a demência, por meio de uma variedade de mecanismos possíveis, incluindo modificação epigenética, doença cardiovascular e renal retardada, lesão degenerativa direta do Sistema Nervoso Central pelo chumbo remobilizado dos ossos, causando redução da reserva neural e cognitiva.
Nos próximos dez anos, a geração de crianças com as maiores exposições históricas ao chumbo, aquelas nascidas nas décadas de 1960, 1970 e 1980, começará a entrar na idade em que os sintomas de demência tendem a surgir.
Muitos também entrarão na idade em que o chumbo armazenado no esqueleto pode ser remobilizado em taxas maiores, particularmente para mulheres que estão entrando na menopausa e homens e mulheres com osteoporose.
Se a exposição infantil ao chumbo se provar pró-degenerativa, os próximos vinte anos fornecerão as últimas oportunidades para uma possível intervenção precoce para evitar uma maior carga de doenças degenerativas na população exposta ao envelhecimento.
Mais evidências são necessárias agora para caracterizar a natureza e magnitude dos riscos degenerativos enfrentados pelos adultos expostos ao chumbo quando crianças e para identificar intervenções para limitar os danos de longo prazo.
EXPOSIÇÃO AO CHUMBO NOS USA
Até o início da década de 1990, o chumbo estava sempre presente nas comunidades americanas, com o uso de chumbo em tintas, canos e gasolina, resultando em alta exposição ao chumbo em toda a população.
O chumbo foi adicionado à gasolina pela primeira vez em 1921 e, até o início da redução gradual em meados da década de 1970, seu uso aumentou exponencialmente . Em 1976, quando a primeira vigilância do nível de chumbo em toda a América começou, o nível de chumbo no sangue do americano médio era três vezes maior do que o valor de referência atual para atenção clínica. Indivíduos, e particularmente crianças, que vivem em áreas altamente urbanas, ao lado de estradas movimentadas ou perto de indústrias emissoras de chumbo tiveram as exposições mais altas.
O chumbo, um metal pesado capaz de substituir o cálcio no corpo, é uma neurotoxina potente. Embora seus danos para o cérebro da criança em desenvolvimento sejam agora bem conhecidos, o risco que o chumbo representa para a criança exposta mais tarde na vida ainda é uma área ativa de pesquisa . O acúmulo de evidências de estudos experimentais e observacionais agora sugere que as exposições infantis ao chumbo podem resultar em mudanças neurológicas, epigenéticas e comportamentais duradouras não vistas em adultos expostos - mudanças que, juntas, podem alterar significativamente os riscos de crianças expostas para doenças neurodegenerativas na velhice.
CAUSAS DA INTOXICAÇÃO POR CHUMBO
Fabricação e uso caseiro de baterias de automóvel
Tintas provenientes de casas antigas com paredes descascando
Vidros,
Água de canos soldados com chumbo,
Encanamentos,
Indústria armamentista,
Cerâmicas mal-vitrificadas,
Queima de combustíveis fósseis
Gasolina de avião - o chumbo começou a ser usado na gasolina em 1922 e foi banido da gasolina automobilística em 1989.
Algumas decorações, potes, brinquedos e maquiagens podem conter chumbo
Tipografias - foram substituídas a partir de 1940 por técnicas mais modernas sem chumbo.
Próximo Post: Intoxicação por chumbo na história - Saturnismo. Post 2.
Para saber mais:
J Alzheimers Dis. 2018; 64 (1): 17-42.
Comments