top of page
Foto do escritorBerenice Cunha Wilke

5 FATOS SOBRE O DIABETES DE TIPO II.

Atualizado: 14 de abr. de 2024

O diabetes Mellitus de tipo II é a doença crônica cuja frequência mais cresce atualmente. Ela afeta milhões de pessoas em todo o mundo.


No Reino Unido é estimado que mais de 2 milhões de pessoas sejam diabéticas sendo que 750.000 não sabem que têm a doença.


Nos Estados Unidos, 25,8 milhões de pessoas ou 8,3% da população têm diabetes. Destes, 7,0 milhões têm diabetes não diagnosticado. Em 2010, cerca de 1,9 milhão de novos casos de diabetes foram diagnosticados na população com mais de 20 anos. Diz-se que, se essa tendência continuar, 1 em cada 3 americanos seria diabético em 2050.


Devido à falta ou à insuficiência de insulina, os níveis de glicose ficam elevados no sangue na diabetes. O excesso de glicose no sangue pode danificar os vasos sanguíneos. Isso leva a várias complicações, como doenças cardíacas, danos aos rins, danos aos nervos, danos aos olhos e cegueira, impotência e derrame.


Alguns fatos sobre o diabetes de tipo II:

  1. A insulina é produzida no pâncreas nas células beta de Langerhans;

  2. O diabetes é uma doença silenciosa, ou seja, ele evolui durante muitos anos sem que a pessoa apresente sintomas. Nesse período o diagnóstico é feito através dos exames de sangue.

  3. No pré diabetes - intolerância aos carboidratos - já existe uma perda de 40% na função das células beta pancreáticas;

  4. Quando o diagnóstico de diabetes é feito, já existe:

    • Perda de 60 % na massa de células beta pancreáticas;

    • Perda de 80 % na função das células beta pancreáticas;

5. Quanto mais precoce for o tratamento melhores são os resultados;



HISTÓRIA NATURAL DO DIABETES DE TIPO II






Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page