Vários estudos têm demonstrado a importância do consumo de fibras na saúde, no bem estar geral e na manutenção do peso saudável.
Uma meta-análise de estudos observacionais analisou mais de 135 milhões de pessoas de 185 estudos diferentes e demonstrou uma relação linear entre o maior consumo de fibras alimentares com a diminuição de várias doenças, além da redução da mortalidade por todas as causas.
Os melhores resultados na saúde, com diminuição do peso corporal, diminuição do risco de doenças cardio e cérebro vasculares, da hipertensão arterial, diabetes, câncer de colon retal e mama foram evidenciados quando o consumo de fibras estava em torno de 25 a 29g ao dia.
Mas, mesmo quantidades menores de fibras já contribuem com importantes efeitos benéficos na saúde. Para cada 8g de aumento no fibras (o equivalente aproximado a 2-3 porções de frutas ou 1/2 xícara de grãos como feijão), o estudo encontrou uma diminuição de:
19% de eventos cardiovasculares;
15% de diabetes;
7% de mortalidade;
8% de câncer de cólon.
A alimentação rica em fibras geralmente ocorre em dietas saudáveis, ricas em verduras, legumes, frutas e grãos integrais. A dieta do Mediterrâneo, a DASH (originalmente para redução da hipertensão) e a dieta baseada em plantas, não necessariamente vegana ou vegetariana, são exemplos de dietas com alto teor de fibras.
O maior aporte de fibras alimentares contribuiu para um microbioma intestinal mais saudável que, por sua vez, tem um efeito importante na saúde mental e física participando de diversos mecanismos envolvidos no aumento da saciedade e na manutenção do peso saudável.
Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.
Para saber mais:
Carbohydrate quality and human health: a series of systematic reviews and meta-analyses.Reynolds A, Mann J, Cummings J, Winter N, Mete E, Te Morenga L.Lancet. 2019 Feb 2;393(10170):434-445.
Comments