top of page
Foto do escritorBerenice Cunha Wilke

GENES ENVOLVIDOS NO TEA.

Atualizado: 1 de ago. de 2024

Por muito tempo se imaginou que a genética poderia explicar grande parte do que acontecia no autismo, mas isso foi um engano porque embora muitos genes possam atuar no espectro autista, cada criança apresenta variações genéticas muito diferentes.


A revista Cell em fevereiro de 2020, no maior estudo de exoma no TEA (Transtorno do Espectro Autista), publicou um estudo aonde foram coletadas 35.584 amostras de sangue para análise do exoma, das quais 11.986 de pessoas com TEA. O resultado foram 102 genes associados ao autismo. Além disso, outros estudos, mostraram que mais de 800 SNP (Single-nucleotide polymorphism), que são variações de um único nucleotídeo no gene, estão também associados ao autismo.


A prevalência do autismo vem aumentando de forma assustadora. Ela é calculada nos USA pelo CDC (Centro de Controle de Doenças) nas crianças aos 8 anos de idade. Até o final do meu doutorado, em 1990, os casos eram raros. Em 1970 a prevalência do autismo era de 1 criança a cada 10.000, no ano 2000 já era de 1 criança para cada 150 e em 2016 acometia 1 criança para cada 54. Esse aumento não condiz com o padrão de um aumento esperado de uma doença puramente genética. Para que esse aumento ocorra é necessário que um ou vários fatores diferentes sejam associados aos genes, para que então o autismo se manifeste.






Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.







Para saber mais




39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

AUTISMO - DSM5

Comentarios


bottom of page