top of page
Foto do escritorBerenice Cunha Wilke

GLIFOSATO

Atualizado: 14 de abr. de 2024

O glifosato é um herbicida de largo espectro que além de ser usado em mais de 700 diferentes produtos da agricultura tem também um amplo uso doméstico uso doméstico - o famoso mata mato ou Roundup. O uso do glifosato cresceu nas últimas décadas, chegando a ser o herbicida mais utilizado em todo o mundo. Como o glifosato é aplicado principalmente em campos e pode persistir vários meses no solo, surgiram preocupações sobre o impacto que sua presença nos alimentos pode causar em humanos. Atualmente, vestígios desse agrotóxico podem ser encontrados em praticamente todos os alimentos e bebidas que ingerimos. Desde cereais consumidos por crianças no café da manhã até cervejas e vinhos.


Em março de 2015, a IARC - International Agency for Research on Cancer - órgão da OMS, classificou o glifosato como “provavelmente cancerígeno para humanos” (Grupo 2A). Para chegar a essas conclusões, o IARC revisou cerca de 1.000 estudos. Alguns dos estudos analisaram pessoas expostas por meio de seus empregos, como agricultores. Outros eram estudos experimentais sobre câncer e efeitos relacionados ao câncer em sistemas experimentais. Ele foi associado ao Linfoma não Hodkins em um estudo de 2018 aonde foram analisadas 54.000 pessoas que trabalham como aplicadores de glifosato licenciadas.


Vários países europeus já baniram o glifosato. A União Europeia deve banir a utilização do glifosato a partir de 15 de dezembro de 2022 e já iniciou as restrições a este herbicida até que seja completamente banido. A Bayer enfrenta mais de 42.000 ações judiciais em todo o mundo.


A Monsanto Company registrou pela primeira vez o glifosato como pesticida nos Estados Unidos em 1974 , e o produto químico é amplamente utilizado em todo o país. Muitos produtos para matar ervas daninhas contêm glifosato, incluindo os herbicidas da marca Roundup.


Os indivíduos podem ser expostos ao glifosato através de várias vias, como alimentos e água potável, tanto no ambiente ocupacional quanto fora dele.


Além de cancerígeno, o glifosato está associado a outras doenças:

  • Disruptor endócrino, que resulta na interferência do sistema hormonal,

  • Alterações na função da tireoide,

  • Efeitos adversos no sistema reprodutor masculino e feminino,

  • Doença hepática gordurosa não alcoólica,

  • Efeitos adversos no microbioma intestinal,

  • Aumento do estresse oxidativo.






Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.




Para saber mais:

Editorials

Probable carcinogenicity of glyphosate

BMJ 2019;365:l1613


Glyphosate Use, Toxicity and Occurrence in Food.Soares D, Silva L, Duarte S, Pena A, Pereira A.Foods. 2021 Nov 12;10(11):2785.


The evidence of human exposure to glyphosate: a review.Gillezeau C, van Gerwen M, Shaffer RM, Rana I, Zhang L, Sheppard L, Taioli E.Environ Health. 2019 Jan 7;18(1):2.



Exposure to glyphosate-based herbicides and risk for non-Hodgkin lymphoma: A meta-analysis and supporting evidence

Mutat Res Rev Mutat Res. Jul-Sep 2019;781:186-206.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

תגובות


bottom of page