top of page
Foto do escritorBerenice Cunha Wilke

INFLAMAÇÃO - AS BACTÉRIAS INTESTINAIS PODEM AJUDAR?

Atualizado: 21 de mar.

A inflamação é uma resposta biológica complexa a estímulos nocivos e pode ser a origem de muitas doenças multissistêmicas crônicas. Cansaço, perda de memória, dores pelo corpo podem ser os primeiros sintomas da inflamação crônica. A inflamação ocorre em diversas doenças que acometem múltiplos órgãos como: doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, doenças auto imunes, doenças reumatológicas, doenças infecciosas e câncer entre outras.


No intestino moram muitas bactérias, vírus, arqueias e fungos que juntos constituem o microbioma intestinal. Quando o microbioma conta com a presença de microrganismos nocivos, eles podem através de seus componentes, das substâncias que produzem ou pelas alterações da permeabilidade da mucosa intestinal, iniciar ou agrava um processo inflamatório.


Por outro lado, a abundância de bactérias benéficas pode ajudar a preservar a homeostase intestinal, promover respostas imunológicas protetoras e limitar a inflamação excessiva.


Algumas espécies microbianas têm sido muito associadas a funções anti-inflamatórias como a Faecalibacterium prausnitzii que possui relação inversa com diferentes marcadores pró-inflamatórios. Outras bactérias marcadoras de saúde intestinal:

  • Eubacterium rectale

  • Bi􀁼dobacterium

  • Roseburia

  • Akkermansia muciniphila


Progressos importantes têm sido alcançados na compreensão das interações microbiota intestinal-hospedeiro, assim como nossa capacidade de entender possíveis caminhos de reversão de desequilíbrios da composição da microbiota intestinal, na tentativa de reduzir a inflamação da mucosa intestinal. Hoje, sabemos que processos inflamatórios podem ser influenciados pela composição da microbiota intestinal e podem impactar negativamente o metabolismo de nutrientes, a regulação do sistema imunológico e a defesa natural contra infecções.


O melhor caminho para uma microbiota intestinal saudável é a alimentação rica em frutas, verduras frescas e alimentos integrais que nutrem e permitem o desenvolvimento de bactérias benéficas a nossa saúde.


Alguns alimentos contribuem para o aporte de bactérias saudáveis como:

  • Alimentos fermentados como o chucrute e diversos vegetais fermentados - picles

  • Kefir

  • Kombucha

  • Kimchi

  • Levain

  • Tempeh





Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.


Saiba mais:


Sanders DJ, Inniss S, Sebepos-Rogers G, Rahman FZ, Smith AM.

Biosci Rep. 2021;41(6):BSR20203850.


Al Bander Z, Nitert MD, Mousa A, Naderpoor N.

Int J Environ Res Public Health. 2020 Oct 19;17(20):7618.


Long-term dietary patterns are associated with pro-inflammatory and anti-inflammatory features of the gut microbiome.Bolte LA, Vich Vila A, Imhann F, Collij V, Gacesa R, Peters V, Wijmenga C, Kurilshikov A, Campmans-Kuijpers MJE, Fu J, Dijkstra G, Zhernakova A, Weersma RK.Gut. 2021 Jul;70(7):1287-1298.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page