top of page
Foto do escritorBerenice Cunha Wilke

INTOXICAÇÃO POR CHUMBO NA HISTÓRIA - SATURNISMO

Atualizado: 15 de abr. de 2024

SATURNISMO - INTOXICAÇÃO POR CHUMBO NA HISTÓRIA


Saturnismo é o nome dado a intoxicação por chumbo. Faz referência ao deus Saturno, idolatrado na Roma antiga. Os romanos acreditavam que o metal era um presente oferecido pelo deus Saturno e o empregavam na construção dos aquedutos.


Existem evidências de que o chumbo já era utilizado na Asia menor 4.000 anos aC.


Hipócrates foi o primeiro a atribuir ao chumbo os quadros de saturnismo. Seus relatos ficaram esquecidos até o século XVI quando Paracelso voltou a escrever sobre essa intoxicação como a doença dos mineiros.


O acetato de chumbo era utilizado pelos romanos para adoçar o vinho, o que está na origem da intoxicação e alterações cognitivas de alguns dos imperadores Romanos, como Nero, Calígula e Caracala. O Imperador Domiciano projetou fontes das quais jorrava vinho adocicado por chumbo, nos jardins de seus palácios.


A intoxicação por chumbo foi famosa em diversos pintores, e pode ser considerada a causa de morte em alguns deles: Van Gogh e Goya. O chumbo fazia parte de muitas das tintas utilizadas por esses pintores.


Portinari foi um dos mais famosos pintores brasileiros mortos pela intoxicação por chumbo. Ele teve seu diagnosticado de saturnismo devido a uma internação por hemorragia digestiva nove anos antes de sua morte. Consta em vários relatos que em 1953, o médico de Portinari, Dr. Xavier, proibiu que ele fizesse uso de pigmentos ricos em chumbo, como o amarelo de Nápoles e o branco de prata. Portinari se recusou dizendo: "Pintura é minha vida. Estou proibido de viver". Em 1962 o Palácio Real de Milão convidou Portinari para fazer uma exposição com 200 telas. Nesse último trabalho, a carga de chumbo a que ficou exposto, foi fatal e Portinari faleceu alguns meses após.


O vitralista e pintor flamengo Dirk Vellert , que viveu entre 1511 e 1547 em Anvers, também pode ter falecido devido a intoxicação pelo chumbo das grisalhas e componentes dos vidros coloridos.


Alguns estudos mostram que Beethoven pode ter falecido pela intoxicação por chumbo devida a tipografia das suas partituras ou a medicamentos contendo chumbo comuns na época.


A intoxicação por chumbo, em doses muito menores do que aquelas que causam a morte, podem causar diversos danos ao organismo, afetando vários órgãos do corpo, inclusive afetando o desenvolvimento do cérebro na infância e causando demências nos idosos.






Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.






620 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page