O chumbo é uma neurotoxina e a exposição ao chumbo pode danificar o cérebro e o sistema nervoso, principalmente em bebês e crianças pequenas. Na infância ele está associado a alterações do neurodesenvolvimento, causando:
Redução do QI (coeficiente de inteligência),
Redução da capacidade de aprendizado,
Diminuição do tempo de atenção,
Aumento do risco de problemas comportamentais
Dificuldades com a linguagem
Quadros psiquiátricos.
O esforço para combater a contaminação por chumbo das crianças vem sendo feito nos USA há muitos anos.
Em 1978 o governo americano proibiu a tinta à base de chumbo para uso residencial, que é uma das causas importantes da intoxicação por chumbo em crianças.
Em 1990 a “US Environmental Protection Agency”: estimou que 3 milhões de crianças apresentavam taxas de Chumbo capazes de alterar a inteligência e o desenvolvimento podendo causar hiperatividade e impulsividade.
Em 1991 o "Centers for Disease Control and Prevention" - CDC - estimou que 9% das crianças americanas apresentavam chumbo no sangue em quantidades maiores ou iguais a 10mg/dl o que pode afetar a inteligência e o comportamento.
Atualmente a Agência de Proteção Ambiental dos USA - EPA - estima que nos USA das 31 milhões de residências construídas antes de 1978, ano que foi proibido o uso de tintas a base de chumbo, ainda restam 3,8 milhões de imóveis com resíduos dessas tintas. Essa casas antigas abrigam uma ou mais crianças com menos de 6 anos e estão localizadas em bairros de baixa renda.
Essa constatação fez com que, recentemente, em fevereiro de 2023, a EPA estabelecesse limites mais rígidos para poeira de chumbo em residências e creches.
A nova regulamentação, quando for implementada, irá reduzir a exposição ao chumbo de até 500.000 crianças por ano.
De acordo com as regras propostas, qualquer quantidade de pó de chumbo nos pisos e peitoris das janelas seria considerada “perigosa” e exigiria sua redução. Pó de chumbo geralmente ocorre quando a pintura se deteriora ou é perturbada. Ele pode permanecer em um prédio mesmo após a remoção da tinta com chumbo, como após uma reforma.
“Não há nível seguro de chumbo”,
disse Michal Freedhoff, administrador assistente da Agência de Proteção Ambiental para o escritório de Segurança Química e Poluição. “Mesmo níveis baixos são prejudiciais à saúde das crianças, e esta proposta nos deixaria mais perto de erradicar os perigos da tinta à base de chumbo de casas e creches nos Estados Unidos de uma vez por todas.”
O regulamento se aplicaria a instalações usadas regularmente por crianças de 6 anos ou menos, incluindo creches, pré-escolas e salas de aula de jardim de infância. As crianças pequenas correm um risco particularmente alto de exposição devido a atividades como engatinhar e brincar com a mão na boca.
Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.
Para saber mais:
Desye B, Tesfaye AH, Berihun G, Ademas A, Sewunet B.
Front Public Health. 2023 Apr 12;11:1113561.
Children's Blood Lead Seasonality in Flint, Michigan (USA), and Soil-Sourced Lead Hazard Risks.Laidlaw MA, Filippelli GM, Sadler RC, Gonzales CR, Ball AS, Mielke HW.
Int J Environ Res Public Health. 2016 Mar 25;13(4):358.
Paulson JA, Brown MJ.Environ Health. 2019 Feb 28;18(1):16.
Goel A, Aschner M.Int J Mol Sci. 2021 Feb 6;22(4):1637.
Comments