CUIDE DO SEU PESO NAS FESTAS DE FINAL DE ANO.
- Berenice Cunha Wilke
- 11 de dez. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 17 de dez. de 2023
O final do ano está chegando e com ele as confraternizações, festas de final de ano e para muitos as férias. Todos esses períodos costumam ser acompanhados de uma alimentação mais farta, com alimentos mais saborosos que estimulam o aumento do apetite e do ganho de peso. Por isso, se você tem dificuldade em manter seu peso adequado não permita que as festas de final de ano façam você voltar a ganhar peso.
Você pode agir preventivamente, aumentando a quantidade de verduras, frutas e legumes desde já na sua alimentação. Mas, se o ganho de peso ocorrer, existem ftoterápicos modernos, fibras, lactobacillus e medicamentos que podem ajudar no controle do seu peso. Eles podem contribuir diminuindo seu apetite, diminuindo a absorção dos alimentos, auxiliando você a fazer escolhas alimentares mais saudáveis e, aumentando seu gasto energético.
Muitas pessoas, quando passam por um período de super alimentação, como geralmente ocorre nas festas de final de ano, desencadeiam processos metabólicos que dificultam a perda do peso, mesmo após o período de excesso alimentar ter passado. Esses processos metabólicos alterados ocorrem principalmente com as pessoas que tem tendência ao ganho de peso e não com aquelas que mantém o peso com facilidade.
Uma forma de se proteger é equilibrar a microbiota intestinal e utilizar fitoterápicos que auxiliam no controle do apetite.
Em um estudo publicado no ano 2000, na revista Obesity, as pessoas foram orientadas a comer 40% a mais do que suas necessidades calóricas por 3 dias, seguido por outros 3 dias em que comiam à vontade.

O resultado foi muito interessante, as pessoas que tinham facilidade para manter o peso reduziram naturalmente a sua alimentação após os 3 dias de excesso alimentar, comendo menos do que suas necessidades calóricas diárias. A diminuição do apetite nesse estudo foi associada ao aumento do hormônio PYY, que é produzido no intestino e diminui o apetite, aumentando a saciedade.
As pessoas que tem tendência ao ganho de peso não conseguiram reduzir espontaneamente o apetite. Além disso, demonstraram um maior impulso para comer alimentos mais palatáveis (gostosos) na ausência da fome fisiológica. Essas pessoas com maior predisposição a obesidade são mais propensas a comer uma quantidade maior quando expostos a determinados alimentos ou em diversas situações emocionais.
Por isso, se você faz parte do grupo que tem mais dificuldades para perder ou manter o peso, coma com moderação nas festas e, logo após as festas, faça uma restrição alimentar para voltar ao peso anterior as festas.
Algumas dicas para manter o peso durante as festas:
Durma adequadamente;
Aumente o teor de fibras na sua alimentação, durante as festas acrescente ao seu prato alimentos ricos em fibras;
Não vá com fome para uma festa ou confraternização;
Tome muita água antes e durante as festas;
Procure fazer uma alimentação balanceada ao longo do dia.
Gerencia seu estresse.
Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.
Para saber mais:
Appetite-RelatedResponses to Overfeeding and Longitudinal Weight Change in Obesity-Prone and Obesity-ResistantAdults.
Halliday TM, Rynders CA, Thomas E, Bergouignan A, Pan Z, Kealey EH, Cornier MA, Bessesen DH.
Obesity (Silver Spring). 2020 Feb;28(2):259-267.
Commentaires