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Foto do escritorBerenice Cunha Wilke

MARCOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL.

Atualizado: 14 de abr. de 2024

Os marcos do desenvolvimento infantil são as conquistas que podemos observar a cada dia no desenvolvimento de um bebê, como rolar, engatinhar, ficar em pé, balbuciar, falar, olhar nos olhos dos adultos, demonstrar afeto e se comunicar de diversas formas, entre outras surpresas que vão emocionando os pais e familiares a cada dia.


Essas fases do desenvolvimento infantil ocorrem de forma esperada, em uma faixa de tempo já prevista e podem definir a saúde física e psicológica da criança e do adulto que ela vai se tornar.


O desenvolvimento de meninos e meninas é igual. No entanto, a genética, o ambiente, os estímulos e os vínculos afetivos em que os bebês vivem podem influenciar no desenvolvimento.


Bebês cercados de vínculos afetivos fortes e que recebem estímulos através de brincadeiras, do toque, de músicas, de canções e de todo seu entorno se desenvolvem melhor. Este estímulo que auxilia na construção neuronal infantil deve começar já na gravidez e os primeiros mil dias na vida de uma criança são os mais importantes no seu desenvolvimento.




VARIAÇÃO DO INÍCIO DOS MARCOS MOTORES


Os primeiros marcos motores, como controlar a cabeça, rolar, arrastar, sentar, engatinhar e andar, ocorrem principalmente no primeiro ano de vida, mas, eles podem sofrer uma grande variação no seu inicio.


Os pais, avós e todas as pessoas que participam do dia a dia da criança precisam ficar atentos a esses marcos do desenvolvimento. Embora o desenvolvimento de cada criança seja diferente, e uma grande variação possa ocorrer, quando esses marcos não ocorrem na idade esperada é muito importante que a criança seja avaliada por um pediatra.




O QUE OBSERVAR NOS MARCOS MOTORES


Entre 2 e 3 meses de idade:

  • Consegue manter a cabeça “de pé” ou elevada e começa a erguer o tronco quando está de bruços.

  • Faz movimentos mais suaves com os braços e as pernas quando está de barriga para cima.

Nessa idade, converse com o pediatra se o seu bebê:

  • Não leva as mãos à boca quando está de barriga para cima.

  • Não consegue manter a cabeça de pé ou elevar o tronco quando está de bruços.

Entre 4 e 5 meses de idade:

  • Mantém a cabeça erguida firmemente, sem apoio.

  • Empurra as pernas quando os pés estão encostados em uma superfície dura.

  • Consegue rolar de barriga para cima quando está de bruços.

  • Consegue segurar um brinquedo, chacoalhá-lo e balançar brinquedos pendurados.

  • Leva as mãos e objetos à boca, podendo também pegar os pés e levá-los à boca.

  • Quando está de bruços, apoia-se sobre os cotovelos.

  • Senta com apoio.

Nessa idade, converse com o pediatra se o seu bebê:

  • Não consegue erguer a cabeça firmemente.

  • Não traz coisas à boca e não tenta alcançar brinquedos.

  • Não empurra as pernas quando os pés estão encostados em uma superfície dura.

  • Não consegue sentar com apoio de travesseiros.

Entre 6 e 7 meses de idade:

  • Rola quando está na cama ou no chão para os dois lados (de bruços para costas e vice-versa).

  • Começa a sentar-se sem apoio.

  • Quando está de pé, apoia o peso sobre as pernas e pode tentar saltar, fica se balançando.

  • Na postura de quatro apoios, balança para frente e para trás, às vezes engatinhando para trás antes de seguir para frente.


Nessa idade, converse com o pediatra se o seu bebê:

  • Não tenta pegar objetos que estão ao alcance.

  • Apresenta dificuldade em levar objetos à boca.

  • Não rola em nenhuma direção.

  • Parece bem duro, com músculos contraídos.

  • Parece bem mole, como uma boneca de pano.

  • Não senta.


Entre 8 e 9 meses de idade:

  • Fica de pé apoiado em algo ou segurando nas suas mãos.

  • Consegue se sentar sozinho (fica sentado sozinho sem apoio e consegue passar de deitado para sentado sozinho).

  • Senta sem apoio, com tronco bem reto.

  • Consegue brincar com objetos na posição sentada.

  • Consegue pegar objetos que estão longe do seu alcance na posição sentada.

  • Puxa para levantar.

  • Engatinha.


Nessa idade, converse com o pediatra se o seu bebê:

  • Não aguenta o peso das pernas com apoio.

  • Não senta com ajuda.

  • Não joga nenhum jogo envolvendo dar e receber.

  • Não transfere os brinquedos de uma mão para outra.

Entre 10 meses e 12 meses de idade:

  • Senta sem ajuda.

  • Segura para se levantar, caminha segurando nos móveis (anda de lado).

  • Pode dar alguns passos sem se apoiar.

  • Pode ficar de pé sozinho.


Nessa idade, converse com o pediatra se o seu bebê:

  • Não engatinha.

  • Não consegue ficar de pé com apoio.

  • Não aprende gestos como acenar ou balançar a cabeça.

  • Não aponta para objetos.

  • Perdeu qualquer habilidade que já teve.

De 13 meses até 18 meses de idade:

  • Anda sozinho.

  • Pode conseguir subir degraus e correr.

  • Puxa brinquedos enquanto anda.

  • Ajuda a se despir.

  • Bebe de um copo (e não só da mamadeira).

  • Come com uma colher.


Nessa idade, converse com o pediatra se o seu bebê:

  • Não aponta para mostrar coisas para outras pessoas.

  • Não consegue andar.

  • Não imita os outros.

  • Perdeu qualquer habilidade que já teve.

Aos 2 anos:

  • Fica na ponta do pé.

  • Chuta uma bola.

  • Começa a correr.

  • Escala e desce de móveis sem ajuda.

  • Sobe e desce escadas se segurando.

  • Arremessa uma bola com as mãos.

  • Desenha ou copia linhas retas e círculos.


Nessa idade, converse com o pediatra se o seu bebê:

  • Não imita ações e palavras.

  • Não segue instruções simples.

  • Não anda com firmeza.

  • Tropeça constantemente.

  • Cai com frequência.

  • Perdeu qualquer habilidade que já teve.

O QUE OBSERVAR NOS MARCOS DA LINGUAGEM


Entre o primeiro dia e primeiro mês de vida:

  • Apresenta o choro como reação à dor e à fome; acorda e assusta-se com sons intensos;


Entre os 2 e 3 meses de vida:

  • O choro se torna diferente para cada situação (fome, dor ou “manha”).

  • As vocalizações e risos parecem estar relacionados a sensações de bem estar.

  • Reage à fala humana: sorri, olha, vocaliza.


Até os 5 meses de vida:

  • Surgem os “jogos vocais” quando o bebê brinca com os sons que emite, fazendo repetição da mesma sílaba (ex.: /papapa/, / mamama/).

Aos 8 até os 9 meses de vida:

  • Surgem os comportamentos comunicativos intencionais.

  • Repete sons emitidos pelos outros.


As primeiras palavras surgem em torno dos 10 aos 15 meses de vida:

  • As palavras curtas são adquiridas primeiro do que as mais extensas.

  • Pode repetir palavras ditas pelos outros, porém, a repetição não tem o mesmo padrão fonológico (ex.: vai dormi... – a criança: [mimi]).




Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.


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