top of page
Foto do escritorBerenice Cunha Wilke

MICROBIOMA – COMO AUMENTAR A VARIEDADE DE MICROORGANISMOS NO INTESTINO.

Atualizado: 21 de mar.

Quanto maior e mais variado o número de microorganismos benéficos no intestino, mais saúde.


Quando comparamos o microbioma do homem ocidental com os Hadza - membros de uma das últimas tribos de caçadores-coletores restantes no mundo e que são particularmente (microbialmente) interessantes porque ainda vivem em uma parte da África que supostamente deu origem ao nosso gênero, o Homo - vemos que os ocidentais apresentam apenas 1/3 da variedade de espécies que os Hadza apresentam.


Para aumentar a variedade de bactérias benéficas na flora intestinal podemos acrescentar à nossa alimentação a Kombucha, o Keffir de leite ou de água e os alimentos fermentados feitos em casa. Vários alimentos ficam deliciosos fermentados: repolho (chucrute), pepinos, cebola, nabo, cenoura e várias frutas. Mas não se esqueça que a flora intestinal precisa ser alimentada com muitas fibras alimentares que você encontra nas verduras, legumes, frutas, grãos e alimentos integrais.


Você pode também tomar cápsulas de lactobacillus e fibras prescritas por seu médico para ajudar a colonização do seu intestino.




Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.





Para saber mais sobre os Hazdas você pode ler o livro Rewild de Jeff D. Leach.





81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page