Os benefícios dos chás têm sido comprovados em inúmeros estudos. Os chás verde, preto e branco são os mais estudados e contribuem para a saúde de diversas formas. O perigo está nos saquinhos do chá industrializado que em contato com a água quente liberam uma quantidade imensa de nano e microplásticos.
Um estudo da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) revelou que saquinhos de chá comerciais feitos de polímeros, como nylon-6, polipropileno e celulose, liberam milhões de micro e nanoplásticos durante o preparo da infusão.
Os estudos mostram que esses microplásticos, ultrapassam a barreira intestinal, indo se alojar em diversos órgãos do corpo, sendo encontrados em maior concentração no cérebro.
Ainda não se sabe a extensão dos problemas causados na saúde pelos microplásticos. Mas, os cientistas estão preocupados com a tendência crescente de aumentos das concentrações desses microplásticos no cérebro e sua possível relação com as crescentes taxas globais de Alzheimer, demências, autismo e esclerose lateral amiotrófica (ELA), entre outras doenças que acometem o cérebro.
Os danos à saúde causados pelos nano e microplásticos têm sido estudados por diversos cientistas ao longo dos últimos anos. Seus efeitos nocivos podem ser constatados em diversos órgãos além do cérebro:
O consumo de alimentos não industrializados pode auxiliar a reduzir o teor de nano e microplásticos no seu organismo.
Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.
Comments