Um intestino saudável é vital para uma vida saudável. Isso ocorre porque nosso intestino está intimamente ligado a quase todas as funções do nosso corpo. Você sabia que seu intestino afeta sua digestão, imunidade, humor, nível de energia, peso e condição da pele? Médicos, cientistas e pesquisadores estão apenas começando a perceber o quão poderoso é realmente o intestino. À medida que mais informações começam a se desdobrar, muitas pessoas percebem o quão insalubres elas realmente são.
No nosso intestino habitam 100 trilhões de bactérias, algumas ruins e outras boas. Pode ser difícil de acreditar, mas na verdade somos mais bactérias do que humanos. Quando nossas bactérias intestinais estão equilibradas, devemos ter cerca de 20% bactérias nocivas e 80% de bactérias que nos auxiliam a manter a saúde. Mas, diversos hábitos que temos estão matando nossas bactérias saudáveis e modificando essa proporção. Nosso microbioma intestinal é completamente influenciado por tudo o que fazemos.
Os 4 assassinos do microbioma intestinal:
1. Antibióticos. Embora haja momentos em que os antibióticos são absolutamente necessários, eles devem sempre ser o último recurso. Se você tomou apenas uma dose de antibióticos, seu microbioma intestinal pode ser permanentemente alterado.
2. Alimentos com açúcar, adoçantes artificiais, gorduras não saudáveis, glúten, alimentos geneticamente modificados (transgênicos), pesticidas, produtos químicos e toxinas que funcionam como fertilizantes para bactérias ruins. Prefira alimentos orgânicos.
3. Água da torneira. A menos que você esteja bebendo água de poço, a água da torneira está cheia de quantidades excessivas de cloro e flúor que são sérios riscos à sua saúde e à sua microbiota.
4. Estresse. O estresse afeta muito o corpo e o microbioma intestinal. Adote medidas de gerenciamento do estressse. Durma bem, pratique atividades físicas e de relaxamento como yoga e meditação. Acrescente atividades prazerosas ao seu dia.
Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei 0em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.
Comentarios