No Congresso Americano de Obesidade realizado recentemente, foram apresentados os dados do Step-8 (Semaglutide Treatment Effect in People with obesity -8) que comparou o efeito de 2 medicamentos injetáveis no tratamento da obesidade em mais de 300 pessoas.
O efeito da semaglutida (Ozempic) na dose de 2,4mg por semana foi comparada com o efeito da liraglutida (Victoza ou Sazenda) na dose de 3,0mg ao dia e com um grupo placebo. Nesses 3 grupos mudanças no estilo de vida foram implementadas.
Neste estudo, a semaglutida apresentou uma eficácia mais de 2 vezes maior que a da liraglutida (15,8 versus 6,4%) e ambas bem superiores ao placebo (cuja perda de peso apresentada pode ser atribuída às mudanças do estilo de vida).
Em relação as pessoas que apresentaram uma resposta ao tratamento foram obtidas perdas de peso:
Acima de 10% do peso: 71% com a semaglutida contra 25% com a liraglutida.
Acima de 15%: 55% com a semaglutida contra 12% com a liraglutida;
Acima de 20%: 38,5% com a semaglutida contra 6% com a liraglutida.
Os benefícios da perda de peso com a semaglutida 2,4 mg foram acompanhados de melhora nos fatores de risco cardiometabólicos mais importantes do que a liraglutida 3,0 mg.
Os efeitos adversos que causaram a interrupção do tratamento ocorreram com mais frequência no grupo que usou a liraglutida do que nos que usou a semaglutida. Ambos apresentaram um excelente perfil de segurança.
Nos primeiros 2 meses as 2 medicações apresentaram um efeito semelhante, mas o ozempic proporcionou uma perda de peso mais duradoura ao longo do primeiro ano.
Ambas medicações foram comparadas na dose máxima recomendada. Na prática diária, vários fatores, inclusive o custo entram na escolha da medicação e da dose a ser usada. Por isso, é muito interessante saber que ambas podem proporcionar uma perda de peso importante.
Próximo Post: Mantenha o peso nas festas de final de ano. Post 30.
Para saber mais:
Domenica M Rubino1; et all
Obesity week, nov 2021.
Comments