A obesidade é uma doença de múltiplas facetas, sendo cada pessoa obesa única, apresentando um conjunto próprio de alterações metabólicas, que são diferentes em suas proporções em cada pessoa e relacionadas a obesidade.
Um estudo recente optou por dividir 312 pessoas obesas em grupos levando em conta o perfil alimentar de cada uma e em consequência as principais alterações metabólicas que causam esse perfil alimentar. O resultado do tratamento realizado em cada um desses grupos foi comparado com um grupo controle.
Esse estudo, bem estruturado, acompanhou os pacientes por 12 meses e encontrou resultados positivos no tratamento da obesidade, separando as pessoas em 4 grupos de tratamentos voltados para cada perfil.
Os grupos foram realizados considerando os seguintes perfis:
Cérebro faminto - pessoas com dificuldade de ser saciada
Estômago/intestino faminto
Fome emocional - pessoas que comem muito sempre que se sentem ansiosas, estressadas ou com outros problemas emocionais
Metabolismo lento - taxa metabólica diminuída confirmada através de exames específicos
Para cada um dos grupos acima foram prescritos medicamentos anti-obesidade diferentes, alguns não disponíveis no Brasil.
O resultado do tratamento dos grupos foi comparado a um grupo placebo aonde o tratamento prescrito foi igual para todos, independente do perfil metabólico.
Os resultados mostraram que escolher o tratamento com base no perfil levou a uma perda média de 10,5% contra 6% no grupo controle.
O número de pessoas que atingiu 10 ou 15% de peso perdido mais do que dobrou: 43% perderam mais que 15% e 30% mais que 20%, o que é um resultado muito acima do obtido no grupo placebo.
O tratamento da obesidade continua a ser um grande desafio para os profissionais de saúde. Não existe um único medicamento ou dieta que sirva a todos. Quanto mais individualizado for o tratamento melhores serão os resultados.
Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.
Para saber mais:
Obesity 2021
Comentarios