Será que os ácidos graxos poliinsaturados como o Omega 3 e o DHA podem auxiliar no tratamento da depressão?
A depressão é um problema de saúde mundial crescente. Um crescente corpo de descobertas consistentes revela uma estreita ligação entre os sintomas depressivos e a inflamação crônica
Estudos científicos indicam que os ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 (PUFAs ômega-3) têm sido eficazes na melhora da depressão. A suplementação com os dois principais tipos de PUFAs ômega-3, ácido eicosapentaenóico (EPA) e do ácido docosahexaenóico (DHA) , tem se mostrada eficaz na redução dos sintomas de depressão.
O EPA e o DHA podem desempenhar papéis diferentes na depressão devido ao seu envolvimento na atividade anti-inflamatória e na manutenção da integridade e fluidez das membranas celulares, respectivamente.
Em 2019 uma meta-análise de ensaios clínicos randomizados duplo-cegos controlados por placebo foi realizada. Ela avaliou a eficácia dos ácidos graxos poliinsaturados ômega-3, especialmente do DHA e do ácido eicosapentaenóico (EPA), na melhora da depressão.
O resultado desse estudo mostrou um efeito benéfico dos ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 nos sintomas da depressão.
Em comparação com o placebo, as formulações EPA-puro (= 100% EPA) e EPA com outros ácidos graxos poliinsaturados, sendo o EPA o componente em maior quantidade, (≥60% EPA) demonstraram benefícios clínicos com uma dosagem de EPA em doses entre 180mg a1 gramas ao dia.
As formulações DHA-puro e DHA misturado com outros omegas 3, mas em quantidade maior do que 60%, do total não exibiram tais benefícios.
Esta meta anlálise mostrou os efeitos benéficos do EPA nos sintomas da depressão. Mais estudos são necessários para avaliar e entender melhor os efeitos do EPA na depressão e as vias metabólicas cerebrais envolvidas nessa melhora.
Existem várias marcas de suplementos de Omega 3 com EPA derivados de animais, como o peixe. É muito importante verificar se ele é livre de contaminação de metais pesados (cádmio, chumbo e mercúrio), dioxinas e PCBs. Outro fator importante na qualidade do omega 3 são as embalagens que evitem a exposição a luz.
Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.
Para saber mais:
Liao Y, Xie B, Zhang H, He Q, Guo L, Subramaniapillai M, Fan B, Lu C, Mclntyer RS.
Transl Psychiatry. 2019 Aug 5;9(1):190.
Comments