O Ozempic - semaglutida - é um medicamento moderno, eficaz e seguro, utilizado em injeções semanais subcutâneas para o tratamento do diabetes de tipo II e da obesidade. Recentemente a semaglutida passou a ter também a apresentação oral - Rybelsus. Ele atua de forma efetiva no controle glicêmico e nos centros cerebrais da saciedade diminuindo o apetite.
O Ozempic é considerado o remédio mais eficaz no tratamento da obesidade atualmente. Em um estudo publicado no periódico científico "New England Journal of Medicine " em 2021, que acompanhou cerca de 2.000 pessoas em 129 centros de 16 países, o ozempic chegou a reduzir em 15% o peso de pessoas com obesidade e evitar muitas de suas piores consequências, incluindo o diabetes. “Esta é de longe a intervenção mais eficaz que vimos para controle de peso quando você a compara a muitos dos medicamentos existentes atualmente”, disse Robert Kushner, professor da Universidade Northwestern e um dos autores do estudo.
Ele foi aprovado em 2021 pelo FDA para o tratamento da obesidade, associado sempre a modificações no estilo de vida.
A semaglutida não apenas mostrou melhora no diabetes e no peso corporal, mas também reduziu a taxa de morte cardiovascular, infarto do miocárdio não fatal ou acidente vascular cerebral não fatal em pacientes com diabetes mellitus tipo 2 com alto risco de doença cardiovascular.
Diversos estudos tem sido feitos para avaliar a segurança e eficácia da semaglutida:
SUSTAIN (Semaglutide Unabated Sustainability in Treatment of Type 2 Diabetes) - 9 estudos que investigaram a segurança e eficácia do ozempic sub cutâneo administrado uma vez por semana no tratamento do diabetes e na perda de peso.
STEP (Semaglutide Treatment Effect in People With Obesity)- 8 estudos - avaliaram o efeito e segurança da semaglutida no tratamento da obesidade.
PIONEER (A Trial Investigating the Cardiovascular Safety of Oral Semaglutide in Subjects With Type 2 Diabetes ) - 10 estudos que investigaram a segurança e eficácia da semaglutida oral (Rybelsus) administrada uma vez por semana no tratamento do diabetes e na perda de peso.
Esses estudos concluíram que a semaglutida foi superior na redução da hemoglobina A1c (controle do diabetes) e na redução do peso corporal dos participantes quando comparado ao placebo e a vários medicamentos, inclusive os injetáveis utilizados na perda de peso, como Victoza ou Sazenda (liraglutida) e Trulicity (dulaglutida).
Os efeitos colaterais gastrointestinais, incluindo náuseas e vômitos, foram os efeitos colaterais mais comuns e levaram à descontinuação da semaglutida em até 8% dos pacientes.
A semaglutida, por outro lado, reduziu a morte por causas cardiovasculares em 26% quando comparada ao placebo.
Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.
Para saber mais:
Smits MM, Van Raalte DH.
Front Endocrinol (Lausanne). 2021 Jul 7;12:645563.
Once-Weekly Semaglutide in Adults with Overweight or Obesity
N Engl J Med . 2021 Jul 1;385(1):e4.
Comentários