top of page
Foto do escritorBerenice Cunha Wilke

PARA VIVER MAIS E MELHOR COMA 2 FRUTAS E 3 VEGETAIS AO DIA

Atualizado: 15 de abr. de 2024

5 é o seu número da sorte de frutas e vegetais para viver mais, mas nem todos contam.


Essa é a quantidade de porções de frutas e vegetais que você precisa comer por dia para viver mais, de acordo com um novo estudo divulgado pela American Heart Association (AHA) que analisou dados que representam cerca de 2 milhões de adultos em todo o mundo.


Duas dessas cinco porções devem ser frutas - as outras três devem se concentrar em vegetais, descobriu o estudo. Mas nem todos contam.


“Esta quantidade provavelmente oferece o maior benefício em termos de prevenção das principais doenças crônicas e é uma ingestão relativamente alcançável para o público em geral", disse o autor principal, Dr. Dong Wang, epidemiologista e nutricionista da Harvard Medical School e do Brigham and Women's Hospital em Boston, em um comunicado.


Houve diferenças nos benefícios, no entanto, dependendo da fruta ou vegetal em questão.

“Também descobrimos que nem todas as frutas e vegetais oferecem o mesmo grau de benefício, embora as recomendações dietéticas atuais geralmente tratem todos os tipos de frutas e vegetais, incluindo vegetais ricos em amido, sucos de frutas e batatas, da mesma forma", disse Wang.


Ervilhas, milho, batata e outros vegetais ricos em amido, por exemplo, não foram associados a um risco reduzido de morte ou doenças crônicas específicas.


Os vegetais de folhas verdes ricos em beta-caroteno e vitamina C, como espinafre, alface e couve, junto com a cenoura, mostraram benefícios.


Na categoria de frutas, frutas ricas em beta-caroteno e vitamina C, como frutas vermelhas de todos os tipos e frutas cítricas, também ajudaram a reduzir o risco de morte e doenças crônicas. No entanto, o suco de frutas não. Pesquisas anteriores descobriram que é a fibra da fruta inteira que é a chave para quaisquer benefícios.


“A totalidade das evidências no estudo" deve convencer os profissionais de saúde a promover o consumo de mais frutas e vegetais como estratégia alimentar fundamental, e para os cidadãos a adotarem ", escreveram o Dr. Naveed Sattar e a Dra. Nita Forouhi em um editorial de acompanhamento que vão publicar em abril.


Sattar é professor do Instituto de Ciências Cardiovasculares e Médicas da Universidade de Glasgow; Forouhi lidera o programa de epidemiologia nutricional da Unidade de Epidemiologia MRC da Universidade de Cambridge. Nenhum deles estava envolvido com o novo estudo.


Associação, sem causa e efeito


O estudo, publicado na segunda-feira na revista Circulation da AHA, era grande e dividido em duas partes.


A primeira foi uma análise de dados do Nurses 'Health Study e do Health Professionals Follow-Up Study, que acompanhou mais de 100.000 homens e mulheres americanos por até 30 anos. Todos os participantes preencheram um questionário de hábitos alimentares no início dos estudos; esses questionários eram atualizados a cada dois a quatro anos. Essas informações foram então comparadas aos registros de saúde e óbitos coletados durante os estudos de longo prazo.


A segunda parte do estudo foi uma meta-análise de dados agrupados de 26 estudos cobrindo quase 2 milhões de participantes de 29 países e territórios na Ásia, África, Austrália, Europa e América do Norte e do Sul. Esses estudos também compararam o consumo auto-relatado de frutas e vegetais com as taxas de mortalidade.


Pessoas que comeram cinco porções diárias de frutas e vegetais tiveram um risco 13% menor de morte por qualquer causa do que pessoas que comeram apenas duas porções de frutas e vegetais por dia.


Comer cinco porções também foi relacionado a um risco: 12% menor de morte por doenças cardiovasculares, incluindo doenças cardíacas e derrame, 10% menor de morte por câncer e um risco 35% menor de morte por doenças respiratórias, como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) do que aqueles que comeram apenas duas porções, descobriu o estudo.


Cinco porções apenas?


Estranhamente, o estudo não encontrou nenhum benefício em prolongar a vida comendo mais de cinco porções de frutas e vegetais por dia, o que é contrário a pesquisas anteriores em animais e pessoas.


Um estudo de 2017 descobriu uma redução significativa no risco de ataque cardíaco, derrame, câncer e morte precoce ao comer 10 porções de frutas e vegetais todos os dias.


Estudos em animais encontraram respostas imunológicas muito mais baixas em animais que foram alimentados com duas a três porções de frutas e vegetais por dia do que em animais que comeram de cinco a nove porções por dia.


"De oito a nove porções por dia é que víamos o melhor efeito (na imunidade)", disse a autora do estudo, Dra. Simin Meydani, cientista sênior e líder da equipe de imunologia nutricional do Centro de Pesquisa em Nutrição Humana Jean Mayer USDA da Tufts University, sobre Envelhecimento.


Meydani apontou para o fato de que o novo estudo se baseou na ingestão alimentar autorrelatada, que conta com a capacidade dos participantes de lembrar e serem verdadeiros ao registrar o que comeram. Portanto, o novo estudo só poderia mostrar uma associação entre cinco porções e melhor saúde - não uma causa e efeito.


"É baseado principalmente em estudos observacionais e registros de ingestão alimentar, que não acredito ter sensibilidade para diferenciar e apontar a dose exata necessária", disse Meydani, que não esteve envolvido no estudo.


“A fim de recomendar que cinco porções de frutas e vegetais são a melhor dose, eles precisarão fazer um ensaio clínico randomizado que analise os resultados da doença ou biomarcadores de saúde, o que não foi feito de forma sistemática", disse Meydani.

Poucos de nós comem nossas frutas e vegetais


As diretrizes dietéticas dizem que as mulheres adultas devem comer pelo menos 1,5 xícaras de frutas e 2,5 xícaras de vegetais por dia. Os homens precisam de mais - 2 xícaras de frutas e 3,5 xícaras de vegetais por dia.


No entanto, apenas 9% dos adultos norte-americanos comem as porções sugeridas de vegetais e apenas 12% comem a quantidade recomendada de frutas, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.


"A American Heart Association recomenda encher pelo menos metade do seu prato com frutas e vegetais em cada refeição", disse a Dra. Anne Thorndike, que preside o comitê de nutrição da American Heart Association, em um comunicado.


"Esta pesquisa fornece fortes evidências dos benefícios ao longo da vida de comer frutas e vegetais e sugere uma quantidade meta a ser consumida diariamente para uma saúde ideal", acrescentou Thorndike, que também é professor associado de medicina na Harvard Medical School.





Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.



Para saber mais:


Sandee LaMotte, CNN


Fruit and Vegetable Intake and Mortality: Results From 2 Prospective Cohort Studies of US Men and Women and a Meta-Analysis of 26 Cohort Studies

Circulation. 2021 Mar 1.



35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page