top of page
Foto do escritorBerenice Cunha Wilke

PERDER E MANTER O PESO POR LONGOS ANOS

Atualizado: 31 de out.



Perder peso é o primeiro passo para quem está acima do peso. Mas, o verdadeiro desafio é evitar ganhar peso novamente, independentemente do método que você tenha seguido para emagrecer.


Os novos estudos mostram que para manter o peso é necessário continuar com todas as mudanças feitas no estilo de vida como alimentação mais saudável, atividade física, sono adequado e gerenciamento do estresse. Além disso, é necessário continuar com o uso de todas as medicações usadas para conseguir a perda de peso, o que muitas vezes é frustrante. Quando chegamos ao peso desejado, a vontade é aos poucos ir voltando atrás nas medidas empregadas para a perda de peso, como se fosse possível manter o peso alcançado sem elas. A volta atrás nas medidas que auxiliaram na perda de peso faz com que o peso vá paulatinamente subindo, e, na maioria das veze, a patamares maiores do que no início do processo de perda de peso.


Mesmo tendo conseguido um sucesso moderado na perda de peso, sem, contudo, atingir a meta, é necessário manter todas as estratégias usada para chegar a esse novo patamar, que embora ainda insatisfatório, já é muito melhor do que o peso inicial.


O nosso hipotálamo, que é o centro que regula a fome e o controle energético, atua para nos levar de novo ao peso mais alto, aumentado o apetite e reduzindo o gasto energético. Por isso, precisamos antes de começar o tratamento, pensar em estratégias possíveis de serem mantidas a longo prazo, o que aumenta a chance do novo peso ser mantido por longos anos.


Várias pesquisas tem estimado que para cada dois quilos de peso que você perde, seu metabolismo desacelera em cerca de 25 calorias por dia, e seu apetite aumenta em cerca de 95 calorias por dia. Então, em outras palavras, se você perder 20 quilos, seu corpo queimará aproximadamente 250 calorias a menos a cada dia, enquanto desejará cerca de 950 calorias a mais.


Os estudos atuais estimam em 6 anos o tempo necessário para o organismo assimilar e contribuir na manutenção do novo peso.


Nesse sentido, é muito importante que as medidas utilizadas na perda de peso sejam tomadas de forma muito consciente, sabendo que uma vez iniciadas precisarão ser mantidas por muitos anos.


Assim, se você decidiu, por exemplo, retirar da sua alimentação diversas guloseimas, lanches, frituras e produtos hiperprocessados, sucos e refrigerantes, precisa saber que essa medida vai precisar ser mantidas por longo tempo, não só até conseguir atingir o peso desejado. O ideal então é iniciar uma dieta saudável e sustentável para poder mantê-la pela vida toda.


Se você resolveu aumentar sua atividade física, precisa de um plano consistente para que consiga manter essa atividade também por muitos anos.


Diversos fitoterápicos têm sido propostos para auxiliar na perda de peso: Akkermat, Clock, Metabody, Green Select, Metabolaid, entre outros. Adequar o microbioma intestinal e potencializar a ação mitocondrial também tem mostrado resultados satisfatórios. Todas essas estratégias , assim como os medicamentos, como as injeções aprovadas para a perda de peso, uma vez que tenham auxiliado no processo, não poderão ser interrompidas por muitos anos sob pena de ter um aumento importante no peso novamente.


Então, prepare-se para essa nova jornada, para no final conseguir conquistar e manter a longo prazo seu peso mais saudável.




Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.


Para saber mais:

van Baak MA, Mariman ECM.Nat Rev Endocrinol. 2023 Nov;19(11):655-670. doi: 10.1038/s41574-023-00887-4.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page