top of page
Foto do escritorBerenice Cunha Wilke

PERDER PESO APÓS OS 60 ANOS.

Atualizado: 11 de dez. de 2023


Existe uma ideia geral de que após os 60 anos fica mais difícil manter o peso. E, mais difícil ainda, perder peso. Porque isso acontece?


Todas as tarefas essenciais da vida, do desenvolvimento e reprodução à manutenção e movimento, requerem energia. O gasto energético diário total é, portanto, central para entender as necessidades nutricionais diárias de uma pessoa.

Um estudo recente, publicado na revista Science de 20221, avaliou o gasto diário de energia ao longo da vida humana e mostrou que após os 60 anos a energia gasta pelo organismo diminui tornando mais difícil perder e manter o peso.


Esse estudo avaliou o gasto energético de mais de 6.000 pessoas de várias idades, indo de um recém nascidos de 8 dias a um idoso de 95 anos, utilizando o melhor método existente atualmente para avaliar o gasto energético que é a água duplamente marcada.

Os resultados do estudo mostraram que o metabolismo pode ser dividido em quatro fases da vida:

  • Até 1 ano de idade: O metabolismo é mais alto, cerca de 50 por cento maior do que para adultos.

  • 1 – 20 anos de idade: O metabolismo diminui 3% a cada ano.

  • 20 – 60 anos de idade: O metabolismo permanece estável.

  • Após os 60 anos de idade: O metabolismo diminui cerca de 1% a cada ano.

  • Homens e mulheres não tem gastos metabólicos diferentes.


Uma das conclusões práticas desse estudo é que o aumento de peso dos 20 aos 60 anos se deve a uma inadequação entre o consumo de alimentos e o gasto metabólico, o que se acentua após os 60 anos quando o gasto metabólico diminuiu sem que o consumo alimentar seja reduzido.






Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.





Para saber mais:


Science. 2021 Aug 13;373(6556):808-812.

53 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 comentario


mccortez56
14 ene 2023

Ótimo!!! Dra Bere eu precisei tomar cortisona por 5 anos por causa de artrite reumatoide. Engordei 20kg e nunca mais voltei ao peso anterior.

Me gusta
bottom of page