PREVALĂNCIA DO TEA - NOVO AUMENTO (DADOS DE 2020)
- Berenice Cunha Wilke
- 11 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de ago. de 2024
O CDC - "Center for Disease Control and Prevention", USA -Â apresentou os novos dados da prevalĂȘncia do autismo em 2023, mostrando que continua ocorrendo um importante aumento dos casos de autismo:
1 em cada 36 crianças estão no TEA
Houve o espantoso aumento de 317% no nĂșmero de casos desde o ano 2.000.
Esses dados foram obtidos pela Rede de Monitoramento de Autismo e DeficiĂȘncias de Desenvolvimento que realiza a vigilĂąncia ativa do TEA nos USA e, foi feito com dados de crianças de 8 anos com caracterĂsticas do TEA, cujos pais ou responsĂĄveis ââmoravam em 2020 nos 11 locais monitorizados por essa rede - Arizona, Arkansas, CalifĂłrnia, GeĂłrgia, Maryland, Minnesota, Missouri, Nova Jersey, Tennessee , Utah e Wisconsin.
O CDC introduziu a Rede de Monitoramento do Autismo e DeficiĂȘncias de Desenvolvimento (ADDM) hĂĄ 16 anos. O primeiro relatĂłrio concluiu que 1 em cada 150 indivĂduos nos EUA Ă© diagnosticado com autismo. Em 2023, este nĂșmero aumentou 22% em dois anos e 317% desde que o CDC começou a contar.
Segundo a TACA âO nĂșmero de prevalĂȘncia do CDC mostra um verdadeiro aumento no nĂșmero de pessoas diagnosticadas com autismo. NĂŁo somos melhores em diagnosticar. NĂŁo hĂĄ ampliação dos critĂ©rios diagnĂłsticos ou quaisquer outras desculpas. Temos mais autismo. Com a realidade deste aumento, espero que mais pessoas se importem. Ă medida que o nĂșmero de casos continua a aumentar a um ritmo alarmante, o resultado Ă© que cada vez mais famĂlias e os seus filhos necessitam de serviços e apoioâ, disse Lisa Ackerman, Fundadora e Diretora Executiva da TACA. âUma prevalĂȘncia de 1 em 36 nĂŁo pode ser desconsiderada. As famĂlias e seus filhos contam conosco para cuidar deles, agir e apoiĂĄ-los. NĂŁo podemos ignorar esta epidemia.â
No relatório do CDC os dados abaixo chamam a atenção:
37,9 por cento das crianças foram classificadas como tendo deficiĂȘncia intelectual
4% dos meninos e 1% das meninas foram diagnosticados com autismo
Estes novos dados indicam que o transtorno do espectro do autismo (TEA) Ă© comum em todos os grupos de crianças e ressalta a necessidade considerĂĄvel de exames, serviços e apoio equitativos e acessĂveis para todas as crianças.
Fig - prevalencia do autismo - grĂĄfico da TACA
Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, mĂ©dica formada pela UNIFESP em 1981, com residĂȘncia em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na UniversitĂ© de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação MĂ©dica Brasileira. TambĂ©m tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultĂłrio, oferecendo minha vasta experiĂȘncia em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.
Para saber mais:
Matthew J. Maenner, PhD 1 ; Zachary Warren, PhD 2 et all
Resumos de VigilĂąncia / 24 de março de 2023 / 72(2);1â14
ADDM Â
innesota-Autism and Developmental Disabilities Monitoring Network (MN-ADDM)