top of page
Foto do escritorBerenice Cunha Wilke

RISCOS DO OZEMPIC ACIMA DOS 65 ANOS.

Atualizado: 11 de dez. de 2023


Perder peso, além de um desejo, muitas vezes é uma necessidade para se manter saudável. No entanto, os idosos precisam ajustar suas estratégias anteriores de perda de peso para perder quilos extras com segurança. Isso porque, o que funciona para os mais jovens, quando se trata de perda de peso, não funciona necessariamente para os idosos.


As medicações atuais, usadas para a perda de peso, como o Ozempic (semaglutida) e outras medicações injetáveis ou orais de grande performance, podem comprometer a massa muscular à medida que propiciam uma perda de peso muito rápida.


A massa muscular diminui naturalmente com a idade. Quando as pessoas perdem grandes quantidades de peso, em um curto espaço de tempo, como ao tomar uma droga como Ozempic, a perda de massa muscular pode ser drástica, com ramificações gritantes para a saúde.


Quanto mais músculos alguém com mais de 65 anos perde, maior o risco de se tornar frágil ou sofrer uma fratura ou queda que pode causar invalidez ou mesmo a morte. Reduzir a massa muscular significa também perder a força e a resistência necessárias para poderem exercer as atividades do cotidiano e poderem com isso preservar a qualidade de vida.


Além disso, os idosos tendem a apresentar maiores efeitos colaterais como náuseas e vômitos.


A fadiga é um efeito colateral comum desses medicamentos e pode ser ainda mais pronunciada em adultos mais velhos. Isso pode ser o resultado de uma alimentação insuficiente durante o uso desses medicamentos.


A hipertensão arterial é comum em adultos mais velhos, mas eles também são suscetíveis à hipotensão ortostática, uma queda repentina da pressão arterial ao se levantar da posição sentada ou deitada. A perda de peso que acompanha esses medicamentos pode exacerbar a pressão arterial baixa e tornar mais pronunciados sintomas como sensação de desmaio ou tontura.


A osteoporose afeta quase 20% das mulheres com 50 anos ou mais nos Estados Unidos, e as pessoas acima de 65 anos são mais predispostas a desenvolver a osteoporose e esses medicamentos que propiciam uma perda de peso rápida podem acelerar esse processo. Nossos ossos estão em um processo de remodelagem constante e a perda de peso reduz a força mecânica que colocamos em nossos ossos, o que pode levar à perda óssea em algumas pessoas. A ingestão de cálcio também pode ficar prejudicada pela diminuição do apetite que causa a perda de peso.


Para perder peso e, continuar saudável na terceira idade, é importante que a perda de peso não seja muito rápida e que seja decorrente de uma alimentação saudável, composta de frutas, verduras, legumes e alimentos integrais preservando o aporte proteico.


A atividade física é de vital importancia para a manutenção da massa muscular do idoso.


A utilização de medicamentos para a perda de peso, principalmente nos idosos, precisa de um acompanhamento médico para que todo o processo contribua com a saúde geral, além da perda de peso.






Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.


Para saber mais:

Mark Warren , MD, 1 Louis Chaykin ,et all

Diabetes Obes Metab. setembro de 2018; 20(9): 2291–2297.


National Institute on Aging

327 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page