Um estudo recente avaliou, por métodos modernos e que permitem um resultado mais acurado, a influência dos hábitos alimentares e atividades físicas, praticados pelos pais, na vida dos filhos. E a resposta é o que todos já imaginávamos. Pais com hábitos mais saudáveis tem filhos mais saudáveis o que torna o ambiente familiar uma parte importante da saúde infantil.
Uma vida saudável é baseada em hábitos construídos ao longo dos anos e, esse aprendizado, quando realizado na infância, à partir do modelo dos pais, é mais fácil de ser incorporado aos hábitos de vida dos filhos. Ao observar o comportamento dos pais, o quanto eles valorizam hábitos de vida mais saudáveis, é mais fácil para as crianças entender e seguir esses mesmos hábitos.
A alimentação saudável e a atividade física adequadas são aspectos importantes na saúde infantil e diversos estudos demonstraram seu impacto na redução da obesidade infantil e de todas as doenças a ela associadas.
Os participantes deste estudo eram famílias com crianças de 5 a 7 anos que viviam com os pais 50% do tempo e compartilhavam pelo menos uma refeição juntos. Foram avaliados famílias de diferentes etnias, padrão econômico ou fatores culturais.
Os filhos observam o comportamento dos pais e na maioria das vezes replicam esse comportamento. Pais que se alimentam de forma mais saudável, consomem mais frutas e verduras e que mantém uma atividade física regular tem filhos mais saudáveis e que também se alimentam melhor e são mais ativos. O contrário também é verdadeiro, pais que consomem mais alimentos industrializados, fast food, doces e refrigerantes e, que são mais sedentários, tem a tendência de ver esses comportamentos nocivos replicados nos filhos.
Por isso, ao conversar com pais e famílias, os médicos podem enfatizar a importância dos mesmos serem um exemplo de alimentação e estilo de vida saudável para seus filhos.
Esse estudo mostrou que quando as crianças têm bons modelos de comportamento saudável, é mais provável que participem desses comportamentos saudáveis, que têm o potencial de diminuir a obesidade infantil e diversas outras doenças associadas aos hábitos alimentares ruins e a inatividade ao longo do tempo.
Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.
Para saber mais:
Associations between parent and child physical activity and eating behaviours in a diverse sample: an ecological momentary assessment study.
Wirthlin R, Linde JA, Trofholz A, Tate A, Loth K, Berge JM.
Public Health Nutr. 2020 Oct;23(15):2728-2736.
Comentários