Um estudo recente, publicado em 15 de maio na Revista Internacional de Ciências Moleculares, mostrou que alguns adoçantes – sacarina, aspartame e sucralose - possuem o potencial de interferir na nossa flora intestinal - microbiota - tendo um efeito tóxico e estressante sobre essas bactérias, dificultando seu crescimento e reprodução, além de alterar a permeabilidade intestinal.
Nesse estudo, os adoçantes⠀alteraram as bactérias intestinais sadias e importantes para nosso organismo, que se tornaram patogênicas, ou seja, elas passam de sadias para potencialmente agressivas ao trato intestinal (mais propensas a liberar toxinas e expressar fatores de virulência, o que pode vir a provocar doenças).
Outros estudos associam o consumo de adoçantes a desequilíbrios neuroendócrinos e metabólicos, como a intolerância aos carboidratos, diabetes e obesidade, embora mais estudos sejam necessários para confirmar essas associações.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀O adoçante não é um substituto adequado do açúcar, procure uma alimentação mais natural, apreciando o sabor dos alimentos. Se precisar, use açúcar em pequenas quantidades.
⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para saber mais:
Artificial Sweeteners Negatively Regulate Pathogenic Characteristics of Two Model Gut Bacteria, E. coli and E. faecalis.
Shil, A.; Chichger, H.
Int. J. Mol. Sci. 2021, 22, 5228.
Eleonora Moriconi et all.
Front Endocrinol (Lausanne) 2020; 11: 444.
Sucralose Promotes Food Intake through NPY and a Neuronal Fasting Response.
Qiao-Ping Wang et al.
Cell Metabolism. 24(1):75-90, 2016 07 12.
Comments