top of page
Foto do escritorBerenice Cunha Wilke

TDHA - APNEIA DO SONO

O TDAH é caracterizado por um padrão de desatenção, hiperatividade e impulsividade que interfere no funcionamento diário em mais de um ambiente. A prevalência global da condição em crianças é estimada em aproximadamente 5%. O transtorno pode afetar a linguagem, o desenvolvimento motor ou social e está associado à dificuldade de foco e aprendizagem, desorganização, má compreensão e irritabilidade.


Apneia obstrutiva do sono é uma forma de distúrbio respiratório do sono causada por uma obstrução completa ou parcial das vias aéreas superiores, resultando diminuição da oxigenação sanguínea seguida pela diminuição da síntese de energia (ATP) pelas mitocôndrias com consequente diminuição do fornecimento energético necessário para a função cerebral. Além disso, a má qualidade do sono devida à apneia, interfere no agravamento do TDHA.


Estudos mostraram que a prevalência de apneia do sono em pacientes pediátricos varia de 1,2% a 9,5%, com pico entre dois e seis anos de idade.


Os principais fatores de risco para o desenvolvimento apneia do sono em crianças são: a hipertrofia das amigdalas e das adenoides e a obesidade. As manifestações da apneia incluem sintomas noturnos, como ronco, pausas na respiração, enurese e transpiração excessiva durante o sono podendo levar a outras complicações graves relacionadas à saúde.


Diversos estudos vem mostrando que crianças com apneia do sono apresentam sintomas de TDHA com mais frequência do que aquelas que não apresentam apneia do sono.


A relação entre TDHA e apnéia do sono parece ser recíproca, cada um exacerbando os sintomas do outro. Os sintomas de TDHA se sobrepõem ao diagnóstico de apneia do sono, com déficits de atenção relatados em até 95% dos pacientes pediátricos com apneia do sono.


O tratamento da apneia do sono pode contribuir com o tratamento do TDHA:

  1. Adequação do peso;

  2. Tratamento da rinite alérgica;

  3. Retirada das amigdalas e adenóides quando indicado que além da melhora dos sintomas do TDHA pode trazer também melhora cognitiva;


A melhora do sono pode contribuir muito com o tratamento do TDHA.




Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.




Para saber mais:


Urbano GL, Tablizo BJ, Moufarrej Y, Tablizo MA, Chen ML, Witmans M.Children (Basel). 2021 Sep 19;8(9):824.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

AUTISMO - DSM5

Comments


bottom of page