O Sistema Endocanabinóide, descoberto nas últimas décadas no nosso organismo, recebeu esse nome devido a presença de substâncias similares a cannabis (maconha) produzidas pelo nosso organismo. É um sistema interessantíssimo, composto por um conjunto de substâncias canabinóides, enzimas e receptores espalhado por todo nosso corpo, cuja função primordial é a homeostase, ou seja, equilíbrio de todo o organismo, desempenhando funções diferentes em cada parte do corpo.
Esse sistema é responsável por regular processos fisiológicos, como apetite, dor, inflamação, termorregulação, pressão intraocular, sensação, controle muscular, equilíbrio de energia, metabolismo, qualidade do sono, resposta a estresse, motivação/recompensa, humor e memória.
A função regulatória do sistema endocanabinóide é fundamental para promover o bem-estar geral.
O nosso Sistema Endocanabinoide pode, muitas vezes, ter suas funções comprometidas por diversos fatores, como por exemplo o estresse químico, ambiental ou emocional. Para manter esse sistema funcionando adequadamente o melhor caminho é a alimentação saudável, a atividade física, o sono restaurador e o gerenciamento do estresse.
Os terpenos podem contribuir com a manutenção do tonus desse sistema.
TERPENOS PODEM POTENCIALIZAR O SISTEMA ENDOCANABINOIDE
Terpenos são compostos voláteis, produzidas por diversas plantas, que conferem entre outros aspectos o odor da planta. Eles são diferentes entre si, tendo efeitos diferentes no organismo. Alguns terpenos são canabimiméticos, ou seja, potencializam mecanismos associados ao sistema endocanabinóide. Muitos terpenos interagem com os receptores dos canabinóides, o CB1 e o CB2, potencializando o efeito dos canabinóides produzidos pelo organismo ou os do óleo de cannabis medicinal.
Recentemente vários produtos contendo diversos terpenos e outros ativos que atuam potencializando o Sistema Endocanabinóide foram lançados no mercado:
Phytocann BP
Produto lançado em 2024, é um extrato obtido do fruto da pimenta preta padronizado com no mínimo 30 % de beta-cariofileno e 7,5% de outros terpenos como alfa e beta pineno, humuleno, linoleno e sabineno).
O beta-cariofileno é o primeiro “canabinóide alimentar” descoberto. Ele atua como um agonista seletivo do receptor CB2 no Sistema Endocanabinóide humano, o que lhe confere potencialidades terapêuticas, incluindo propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Seus principais benefícios incluem alívio do estresse, redução de dores e inflamações, aumento da imunidade, diminuição dos processos oxidativos e efeito Anti-SASP (ou anti envelhecimento).
PEA BioActive
O PEA - palmitoiletanolamida - atua no Sistema Endocanabinóide modulando e ativando a expressão do receptor CB2 no Sistema Nervoso Central e Periférico, atuando na supressão da inflamação e na redução de enzimas pró-inflamatórias. No nosso organismo o PEA é produzido sob demanda, ou seja, de acordo com a necessidade. Os níveis de produção dessa molécula no corpo aumentam em resposta a situações de estresse, lesões, inflamação e dor, por exemplo.
O PEA BioActive é um produto composto pela palmitoiletanolamida micronizada, o que confere maior eficácia na sua ação no sistema endocanabinóide.
Auxilia no controle da dor crônica e neuropática. Tem ação:
Anti-inflamatória: modula a cascata inflamatória e a inflamação periférica, auxiliando na inibição da degranulação e modulando a atividade dos mastócitos.
Analgésica
Neuroprotetora
Natur-Cell
Natur-cell é o primeiro óleo essencial em pó encapsulado para uso oral. Ele é padronizado em 10% de óleo essencial de lavanda e contém cerca de 30% de linalol e 50% de acetato de linalila, além de monoterpenos. O linalol atua no Sistema Endocanabinoide reduzindo a ação da enzima FAAH que degrada a anadamida, que é o endocanabinoide de maior ação cerebral. Ao diminuir a degradação da anandamida, permite que uma quantidade maior desse endocanabinóide permaneça no cérebro e propicie um efeito:
Calmante natural (reduz estado de alerta)
Relaxante muscular
Antidepressivo
Facilita o sono
Reduz stress reduzindo o cortisol
Sou Dra. Berenice Cunha Wilke, médica formada pela UNIFESP em 1981, com residência em Pediatria na UNICAMP. Obtive mestrado e doutorado em Nutrição Humana na Université de Nancy I, França, e sou especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira. Também tenho expertise em Medicina Tradicional Chinesa e uma Certificação Internacional em Endocannabinoid Medicine. Lecionei em universidades brasileiras e portuguesas, e atualmente atendo em meu consultório, oferecendo minha vasta experiência em medicina, nutrição e medicina tradicional chinesa aos pacientes.
Para saber mais:
Justin E. LaVigne, Ryan Hecksel, Attila Keresztes & John M. Streicher
Scientific Reports volume 11, Article number: 8232 (2021)
Comments